Moradora da Linha 621, em Jaru, colhe abóbora com duas cores; saiba como é o sabor

Publicada em


Foto: Arquivo Pessoal

 

Uma propriedade rural situada no km 2,5 da Linha 621, em Jaru, chamou a atenção por um fato no mínimo incomum. Trata-se de uma abóbora com duas cores que produziu na propriedade do casal Eziel Rodrigues e Holanda José de Moraes.

Dona Holanda enviou fotos da espécie produzida em sua propriedade e também vídeos, onde relata a respeito do prato que preparou especialmente para o jantar desta segunda-feira, 03 de janeiro de 2022.

Assim que a abóbora ficou pronta para o consumo, o esposo e o cunhado de Dona Holanda foram colocados como “cobaias” para experimentarem a “nova espécie”. Após provarem, os dois aprovaram o que haviam experimentado e disseram que a parte amarela, que internamente também possui essa característica evidenciada, tem um sabor semelhante ao mamão e o pedaço, digamos normal (verde) é igual a uma abóbora comum.



Prato pronto para o consumo, Foto: Arquivo Pessoal

A proprietária e seu esposo acreditam que a produção da espécie possa ter algo a ver com o plantio de melancia amarela que ambos fizeram no mesmo sítio onde foi colhida a abóbora com duas cores. O pé produziu outros frutos com o mesmo tom, mas nem todos vingaram.

O Portal P1 apurou que “não é comum, mas pode ocorrer algumas vezes a existência de duas cores na casca de abóboras, sendo cada uma distintamente disposta lado a lado na hortaliça. Trata-se de uma característica genética resultante da presença de alelos recessivos no ‘loco gênico’ da variedade”, descreveu o consultor da Embrapa, Geovani Bernardo Amaro para a revista Globo Rural, em publicação feita no dia 10 de julho de 2020.