A SIC TV, emissora sediada em Porto Velho (RO) foi inaugurada em 29 de maio de 2015, em substituição à TV Candelária. Sendo assim, a chegada da SIC TV em Jaru, ocorreu de forma simultânea a de outros municípios de Rondônia onde o Sistema Imagem de Comunicação se faz presente.
Fora do ar por algum tempo, o Canal 07 da TV aberta em Jaru passou a contar com uma nova programação no começo dos anos 2000. É a chegada da Rede Record de Televisão (hoje Record TV), através da então TV Candelária, afiliada da emissora no Estado e pertencente ao Sistema Imagem de Comunicação – SIC. O primeiro diretor em Jaru, foi o jornalista Alcídio Schwarzbold que, juntamente com o filho, fez com que a programação tivesse uma identidade jaruense.
Informações publicadas no site da SIC TV relatam que a emissora chegou em Jaru no ano de 2002 com o nome TV Candelária. Alcídio Schwarzbold esteve no canal durante o período compreendido entre maio de 2004 a 2007 e, segundo ele, antes de sua chegada a televisão exibia apenas a programação nacional da Record. Nesse período estrearam diversos programas locais com enfoque no jornalismo, entretenimento e prestação de serviço. “Fatos em Foco”, o primeiro telejornal da era Candelária foi exibido de segunda a sexta-feira no horário do meio-dia e tinha uma hora de duração. O noticioso contava com reportagens locais e regionais e foi apresentado pelo próprio Alcídio enquanto esteve no ar.
A TV Candelária contou também com outros programas, entre eles, Oficina de Ideias, Jaru Gospel, Show de Talentos e Bom de Ver. A variedade de programação fez com que a grade local passasse a ser reconhecida nos quatro cantos do município. Em declaração dada ao escritor Elias Gonçalves via telefone em março de 2015, Alcídio Schwarzbold relatou ter muitas saudades de Jaru e ao se referir à televisão em sua época disse: “Fizemos da TV Candelária uma das maiores audiências televisivas locais devido à nossa cobertura nos principais acontecimentos, enfim, um canal que interagia com a comunidade, dando voz ao povo”.
Em 2007, a direção regional da TV Candelária esteve em Jaru e promoveu o desligamento de Alcídio Schwarzbold por entender que o mesmo não deveria mais continuar na empresa, entre outras razões, por não compartilhar os mesmos ideais. Hamilton Araújo que chegou ao canal em 2004 foi o único funcionário a permanecer contratado naquele momento. Ele já atuou como master, cinegrafista, serviços gerais e no ano de 2006 estreou o programa Jaru Gospel, uma atração que contava com cantores evangélicos locais, regionais e alguns do cenário nacional, por ocasião de eventos agropecuários que tinham a presença de tais artistas. Conforme recorda o apresentador, à época da mudança na emissora, a direção regional da TV Candelária o convidou para ser o Diretor em Jaru e fortalecer ainda mais a programação local. O convite foi aceito e desde então Hamilton Araújo é o responsável geral pela afiliada da Record TV no município.
Pouco tempo depois que Hamilton Araújo assumiu a TV Candelária, o jornalista Edivaldo Gomes estreou o programa “Você na TV” no horário do almoço. A estreia ocorreu em 19 de novembro de 2007. Tendo como slogan “o programa que briga por você”, a atração fez jus à promessa que havia feita ao telespectador e apresentou uma forma diferenciada de se fazer jornalismo na televisão jaruense. A audiência e a credibilidade junto à população alcançarem ótimos patamares e a conquista de diversos prêmios se tornou rotina.
A primeira jornalista do programa “Você na TV” Gislaine Vidal esteve no comando das reportagens entre 2008 e 2009 pelo período de um ano e dois meses. Em entrevista ao escritor Elias Gonçalves, Gislaine relatou que “foi uma ótima experiência”, pois teve a oportunidade de estar mais perto do cidadão e buscar junto às autoridades as soluções para os anseios da sociedade”.
Após a saída de Gislaine Vidal, o jornalista Omar Antônio da Cunha, conhecido popularmente como Antônio Carlos, passou a ser o repórter do programa. O contrato com a emissora foi assinado no dia 02 de novembro de 2009 e o seu desligamento aconteceu, segundo ele, por iniciativa própria, em 07 de janeiro de 2013. Nesse período, além de repórter, Antônio Carlos exerceu a função de âncora do “Você na TV” em substituição a Edivaldo Gomes que havia disputado o cargo de deputado estadual na eleição de 2010. Com o fim do período eleitoral, Edivaldo saiu da TV Candelária e a emissora lançou o “A Hora do Povo”. Antônio Carlos acumulou a função de repórter e apresentador do programa até deixar a televisão em 2013.
Com a saída de Antônio Carlos, o “A Hora do Povo” passou a ser apresentado pelo jornalista Anderson Lima. No último trimestre de 2008, a TV Candelária fez a estreia do “Balanço Geral”, programa existente em praticamente todas as cidades onde o canal está presente. Desde a sua estreia, a atração, que é apresentada por Hamilton Araújo, é transmitida ao vivo e repercute positivamente junto à população de Jaru.
Em maio de 2015 a jornalista Gisele Virgílio passou a fazer parte do quadro de funcionários da emissora atuando como repórter. Gisele participou de diversas coberturas com destaque local, estadual e também no âmbito nacional ao ter uma reportagem exibida no Cidade Alerta em dezembro de 2015. Gisele Pereira Virgílio deixou a SIC TV em junho de 2019 e passou a atuar como Assessora de Comunicação na Prefeitura de Jaru, conforme Decreto publicado em 19 de junho de 2019.
Gisele Virgílio enfatizou que o início na então TV Candelária foi uma nova etapa em sua carreira jornalística e com isso representou algo de grande valia na profissão escolhida por ela. Bastante versátil em sua área de atuação, Gisele ressaltou que o trabalho em equipe foi primordial para alcançar resultados satisfatórios, o que contribuiu para que o telespectador tivesse acesso a um conteúdo dinâmico e de qualidade. A jornalista declara ser apaixonada por contar histórias e com isso teve a oportunidade de estar diante de muitas situações, algumas delas desafiantes para qualquer profissional, o que define como “uma verdadeira aula de jornalismo”.
Após a saída da jornalista Gisele Virgílio, a SIC TV passou a contar com o repórter Alexandre Costa. Segundo ele, o trabalho na emissora foi de 07 de julho de 2019 até 13 de maio de 2020 quando ocorreu o seu desligamento. Alexandre produziu diversas reportagens com repercussão local e estadual e considera o período como um grande aprendizado para a sua carreira profissional. Atualmente a SIC TV conta com a repórter Adeilza Andrade para fazer a cobertura jornalística local.
Vários repórteres passaram pelo quadro de profissionais da emissora em Jaru, entre eles: Rick Silva, Anderson Borges que desempenhou funções na emissora de 22 de maio de 2013 a 07 de junho de 2016, segundo disse ao escritor Elias Gonçalves. Clique aqui para acompanhar uma reportagem produzida por Anderson Borges e exibida no RO Record da então TV Candelária em maio de 2015.
Todavia, além dos nomes citados ao longo da reportagem, muitos outros ajudaram a construir a vitoriosa trajetória da SIC TV em Jaru, desde os primeiros momentos da história da emissora em Jaru. O jornalista P. Nascimento que possui uma considerável carreira no rádio jaruense também atuou como apresentador e repórter durante as férias do apresentador do programa “A Hora do Povo, Anderson Lima no ano de 2019 e, segundo relata, foi uma ótima experiência em sua carreira jornalística.
Assim como as demais emissoras disponíveis em TV aberta no município, a SIC TV ainda não conta com sinal digital em Jaru, mas a emissora está adotando as providências necessárias para que a imagem em alta definição esteja disponível para os telespectadores ainda em 2020. Segundo o site sejadigital.com.br, o sinal analógico será desligado em Jaru até o dia 31 de dezembro de 2023. Portanto, existe ainda um considerável período para que os canais locais disponibilizem o sinal em HD para os telespectadores de um dos mais influentes veículos de comunicação.
Fonte: Elias Gonçalves
Deixe seu comentário