Momento Nossa História: José de Souza Silva em Jaru, RO

Publicada em


A Escola José de Souza foi criada em 2003 como uma forma de homenagear um dos pioneiros de Tarilândia

 

José de Souza Silva nasceu no dia 22 de dezembro de 1954 em Teresina (PI). Filho de Manoel Gomes da Silva e Izabel Gomes Silva, ele ainda era criança quando se mudou com os pais para o município de Lago de Pedra no Maranhão. Em seguida, José de Souza migrou para o Estado de Goiás, onde viveu um bom tempo, local onde provavelmente ganhou o apelido pelo qual seria conhecido pelo resto da vida: Zé Goiano.

Após residir durante certo tempo em Goiás, Zé Goiano decide se mudar para uma terra um tanto quanto distante. O destino seria o recém-criado Estado de Rondônia. Ele decide que o lugar deveria ser o município de Jaru, mais precisamente em uma localidade tranqüila e distante da movimentada BR 364. Segundo o primo dele, Carlos Simplício de Souza, a vinda para a região jaruense aconteceu no dia 05 de junho de 1986 e Zé Goiano foi morar na região do distrito de Tarilândia, um local à época pacato, mas que gradativamente estava crescendo com o pleno desenvolvimento de sua economia.

José de Souza Silva era considerado uma pessoa firme e que não aceitava coisas consideradas erradas

 

Carlos Simplício relata que José de Souza era um bom cidadão, gostava de ajudar o povo, porém era temperamental, pois não aceitava qualquer ato irregular independente do argumento apresentado. “Ele era um político nato, gostava de acompanhar o crescimento do lugar onde escolheu para viver”, revela o primo Carlos Simplício, que relatou ao autor quem foi Zé Goiano.

José de Souza mal sabia assinar o nome, mas isso não o impediu de desenvolver as habilidades necessárias para as atividades diárias. Ele era pecuarista e atuava como produtor rural no distrito de Tarilândia. Zé Goiano se casou em 1979 com Francisca da Silva. Dessa união nasceram dois filhos: Luciane de Souza Silva e Lúcio de Souza Silva. Todos eles ainda residem na mesma localidade juntamente com a mãe e exercem com maestria o ofício que herdaram do patriarca José de Souza Silva.

Zé Goiano provavelmente pagou um preço muito alto pelo caráter que possuía. Ele tinha a política no sangue e não tolerava nenhum tipo de ato que possa estar ligado à corrupção. Em virtude de algumas denúncias que fez, ele foi brutalmente assassinado no dia 18 de agosto de 2002 e, tempos depois, foi homenageado com o nome dele em uma importante escola pública do distrito de Tarilândia.

Frente da escola José de Souza em registro feito pelo professor João Paz em 14 de novembro de 2014

 

A Escola José de Souza

A Escola José de Souza Silva está localizada à Rua Luzia Lopes n.º 2699 em Tarilândia, distrito do município de Jaru. Ela foi criada em 2003 pelo Decreto n.° 3622/GP/03 no penúltimo ano do primeiro mandato da gestão do prefeito José Amauri dos Santos e teve como foco atender as necessidades da população local que crescia em larga escala. Inicialmente a instituição teve a professora Lucimeire Fernandes Ramos como diretora, sendo auxiliada ainda por uma secretária e uma supervisora.

Durante os primeiros anos de funcionamento a Escola José de Souza contou apenas com o ensino do Pré Escolar a 3.ª Série (hoje, equivalente ao 2º ano do ensino fundamental). Contudo, em virtude da necessidade da população da localidade, a oferta de vagas foi ampliada e em pouco tempo o estabelecimento de ensino já contava com educação do Ensino Infantil ao Fundamental completo (9.º Ano).



A escola José de Souza é a única escola de Tarilândia que atende alunos de 1º ao 5º ano

 

Em 2020 a escola atende estudantes do Pré Escolar ao 5.º Ano do ensino fundamental nos períodos matutino e vespertino. A ampliação de vagas só foi possível graças à construção de outras salas e ao transporte escolar oferecido pela Prefeitura de Jaru, por meio da Secretaria Municipal de Educação, atualmente denominada como Semecel. Uma parte dos alunos é residente na zona rural do distrito e necessita de transporte apropriado para chegar até ao local onde a instituição está funcionando.

O contato com o autor para conhecer as suas produções literárias pode ser feito de duas formas. Pelo WhatsApp através do link https://umzap.com/ELIASGONCALVES, pelo telefone (69) 9 9241-8033 ou através do Facebook, por meio do seguinte endereço eletrônico: https://www.facebook.com/eliasgpjaru .

O escritor Elias Gonçalves durante sessão de autográfos em cerimônia realizada na ACIJ

 

Nota da Redação: Este material faz parte do conteúdo historiográfico contido no livro “Vivendo Nossa História”, cuja propriedade intelectual pertence ao escritor jaruense Elias Gonçalves Pereira e está sendo publicado em sites de Jaru no formato de reportagem de forma atualizada no ano de 2020 com a expressa autorização do autor. Todos os Direitos Reservados. Copyright © Elias Gonçalves Pereira.

As publicações da Série Momento Nossa História estão sendo feitas na seguinte ordem:

  1. Abrão Rocha: 02/03 (segunda-feira)
  2. Aldemir Cantanhêde: 03/03 (terça-feira)
  3. Apae: 04/03 (quarta-feira)
  4. Beatriz Mireya: 05/03 (quinta-feira)
  5. Capitão Silvio: 06/03 (sexta-feira)
  6. Ceeja: 09/03 (segunda-feira)
  7. Centro Educacional de Bom Jesus: 10/03 (terça-feira)
  8. Dayse Mara: 11/03 (quarta-feira)
  9. Elza Maria Fabris: 12/03 (quinta-feira)
  10. Escola D’Jaru-Uaru: 13/03 (sexta-feira)
  11. Gabriel Balmant: 16/03 (segunda-feira)
  12. Governador Jorge Teixeira: 17/03 (terça-feira)
  13. Jean Carlos Muniz: 18/03 (quarta-feira)
  14. José de Souza: 19/03 (quinta-feira)
  15. Josué Montello: 20/03 (sexta-feira)
  16. Juscelino Kubitscheck: 23/03 (segunda-feira)
  17. Marechal Cordeiro de Farias: 24/03 (terça-feira)
  18. Marechal Costa e Silva: 25/03 (quarta-feira)
  19. Maria da Conceição: 26/03 (quinta-feira)
  20. Maria de Lourdes da Silva: 27/03 (sexta-feira)
  21. Maria do Socorro: 30/03 (segunda-feira)
  22. Maria Gomes: 31/03 (terça-feira)
  23. Menézio de Victo: 01/04 (quarta-feira)
  24. Nilton Araújo: 02/04 (quinta-feira)
  25. Olga Dellaia: 03/04 (sexta-feira)
  26. Pato Donald: 06/04 (segunda-feira)
  27. Pedro Vieira de Melo: 07/04 (terça-feira)
  28. Plácido de Castro: 08/04 (quarta-feira)
  29. Raimundo Cantanhêde: 09/04 (quinta-feira)
  30. Tânia Barreto: 10/04 (sexta-feira)
  31. Zenir Carvalho: 13/04 (segunda-feira)

 

LOGOTIPO DA SÉRIE MOMENTO NOSSA HISTÓRIA