Momento Nossa História: Jean Carlos Muniz em Jaru, RO

Publicada em


Frente da escola Jean Carlos Muniz em registro feito no dia 13 de dezembro de 2006

 

Jean Carlos Muniz nasceu no dia 02 de julho de 1972 em Mantena (MG). Primeiro filho do casal Mariana Celina da Silva e Agostinho Muniz da Silva, sempre foi esperto e inteligente. Jogar bola era uma das atividades prediletas de Jean. Oriundo de uma família humilde começou a ajudar os pais no trabalho muito cedo e desde os seis anos de idade colaborava nas obrigações domésticas ajudando o pai na lida com o gado contribuindo com a mãe nos afazeres do lar, o que não permitia que o mesmo se envolvesse da maneira que queria em sua atividade preferida: o futebol.

Devido às dificuldades para estudar e as mudanças da família, Jean precisou estudar o módulo supletivo de 1ª a 4ª série, o que não impediu que ele demonstrasse sua capacidade e dedicação aos estudos. Ele sempre conseguia alcançar as melhores notas. O que pode ser comprovar em seu histórico escolar, mesmo trabalhando o dia todo e tendo que se deslocar aproximadamente sete quilômetros de bicicleta todos os dias é que ele foi dedicado aos estudos e muito assíduo à escola. “Jean dedicava-se aos estudos com muita responsabilidade só não concluiu o ensino médio porque foi assassinado”, declarou a irmã dele, Jordane Celina da Silva.

Jean Carlos Muniz era uma pessoa simples e após a sua morte teve o seu nome registrado em uma escola pública de Jaru

 

Jean Carlos Muniz era um jovem alegre, tímido e responsável. Embora as dificuldades fossem muitas, ele nunca desistiu de praticar o futebol, atividade que ele adorava e ganhou muitas medalhas e troféus nos torneios em que participou como atleta. Entretanto, um fato inexplicável acabou com os sonhos que ele almejava realizar. Durante a fatídica noite de 25 de setembro de 1991, Jean foi brutalmente assassinado em uma emboscada por volta da meia noite quando retornava da escola. O fato aconteceu quando ele adentrava o sítio situado à Linha 605, Km 05, onde morava com a família. Inexplicavelmente, Jean levou onze tiros e morreu sem ao menos saber o motivo, uma vez que não possuía inimizades com nenhuma pessoa.

Após a morte brutal do estudante Jean Carlos Muniz, o então vereador José Amauri dos Santos teve a iniciativa de homenageá-lo de uma forma especial. A homenagem veio com a idéia de colocar o nome dele na mais recente escola que acabara de ser construída no município no local onde existia anteriormente um hospital público. Estava criada a Escola Municipal Jean Carlos Muniz.

Jordane Celina da Silva, irmã de Jean Carlos, relata que ele deixou muitas saudades e uma lição de vida: os jovens podem e devem ser responsáveis respeitando suas famílias sem deixar de realizar seus sonhos.

 

A Escola Jean Carlos Muniz

Frente da escola Jean Carlos Muniz no dia 02 de fevereiro de 2020

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Jean Carlos Muniz, situada a Avenida Brasil nº 2633, setor 05, município de Jaru, foi construída no local onde anteriormente estava localizada a Unidade Mista de Saúde “Sandoval de Araújo Dantas”, sendo esta construção aguardada por toda comunidade. Com a construção da referida unidade escolar, a Prefeitura de Jaru facilitou o acesso de crianças, jovens e adultos à educação básica, uma vez que o bairro possuía apenas uma unidade escolar.  A escola veio com o objetivo de oferecer ao ser humano estímulos concretos para o desenvolvimento das potencialidades, formando o homem num todo, permitindo assim que ele atue de maneira plena e consciente na sociedade.



LOGOTIPO DA SÉRIE MOMENTO NOSSA HISTÓRIA

 

A instituição foi criada através da Lei Municipal nº 189/GP/92, de 31 de março de 1992. O Executivo Municipal denominou de “Jean Carlos Muniz” a Escola de 1º Grau, situada na zona urbana do município de Jaru, tendo a mesma iniciada suas atividades pedagógicas no ano de 1993, e funcionava em três turnos. Na época em que foi criada, a escola oferecia a Educação Infantil (Pré-Escolar), 1º Grau (1ª à 8ª série), e Ensino Supletivo de 5ª à 8ª séries (seriado). Atualmente o estabelecimento de ensino atende aos alunos que estudam do 1.º ao 5.º Ano do Ensino Fundamental no período diurno e, 8º Ano EJA, durante o primeiro semestre de 2020, no horário noturno.

O contato com o autor para conhecer as suas produções literárias pode ser feito de duas formas. Pelo WhatsApp através do link https://umzap.com/ELIASGONCALVES, pelo telefone (69) 9 9241-8033 ou através do Facebook, por meio do seguinte endereço eletrônico: https://www.facebook.com/eliasgpjaru .

 

O escritor Elias Gonçalves durante sessão de autográfos em cerimônia realizada na ACIJ

 

Nota da Redação: Este material faz parte do conteúdo historiográfico contido no livro “Vivendo Nossa História”, cuja propriedade intelectual pertence ao escritor jaruense Elias Gonçalves Pereira e está sendo publicado em sites de Jaru no formato de reportagem de forma atualizada no ano de 2020 com a expressa autorização do autor. Todos os direitos Reservados. Copyright © Elias Gonçalves Pereira.

 

As publicações da Série Momento Nossa História estão sendo feitas na seguinte ordem:

  1. Abrão Rocha: 02/03 (segunda-feira)
  2. Aldemir Cantanhêde: 03/03 (terça-feira)
  3. Apae: 04/03 (quarta-feira)
  4. Beatriz Mireya: 05/03 (quinta-feira)
  5. Capitão Silvio: 06/03 (sexta-feira)
  6. Ceeja: 09/03 (segunda-feira)
  7. Centro Educacional de Bom Jesus: 10/03 (terça-feira)
  8. Dayse Mara: 11/03 (quarta-feira)
  9. Elza Maria Fabris: 12/03 (quinta-feira)
  10. Escola D’Jaru-Uaru: 13/03 (sexta-feira)
  11. Gabriel Balmant: 16/03 (segunda-feira)
  12. Governador Jorge Teixeira: 17/03 (terça-feira)
  13. Jean Carlos Muniz: 18/03 (quarta-feira)
  14. José de Souza: 19/03 (quinta-feira)
  15. Josué Montello: 20/03 (sexta-feira)
  16. Juscelino Kubitscheck: 23/03 (segunda-feira)
  17. Marechal Cordeiro de Farias: 24/03 (terça-feira)
  18. Marechal Costa e Silva: 25/03 (quarta-feira)
  19. Maria da Conceição: 26/03 (quinta-feira)
  20. Maria de Lourdes da Silva: 27/03 (sexta-feira)
  21. Maria do Socorro: 30/03 (segunda-feira)
  22. Maria Gomes: 31/03 (terça-feira)
  23. Menézio de Victo: 01/04 (quarta-feira)
  24. Nilton Araújo: 02/04 (quinta-feira)
  25. Olga Dellaia: 03/04 (sexta-feira)
  26. Pato Donald: 06/04 (segunda-feira)
  27. Pedro Vieira de Melo: 07/04 (terça-feira)
  28. Plácido de Castro: 08/04 (quarta-feira)
  29. Raimundo Cantanhêde: 09/04 (quinta-feira)
  30. Tânia Barreto: 10/04 (sexta-feira)
  31. Zenir Carvalho: 13/04 (segunda-feira)

 

Por:Elias Gonçalves