
Mudança servirá para integrar número a mais um serviço do governo
O CPF será o novo número do Cartão do SUS. A novidade foi divulgada nesta terça-feira pelo Ministério da Saúde.
A partir de agora, o cidadão passa a contar com um novo Cartão Nacional de Saúde, que passa a exibir nome, CPF, sexo e data de nascimento em substituição ao número antigo.
A ideia é ter uma identidade digital única, ampliar a integração entre sistemas e melhorar a segurança e a qualidade dos dados de saúde, além de combater fraudes e duplicidades.
Uma mãe, por exemplo, poderá levar apenas o CPF do filho para vaciná-lo e terá a segurança de visualizar todo o histórico de vacinas diretamente no celular pela Caderneta Digital da Criança.
A unificação do cadastro facilita também a integração com outras bases e sistemas de saúde, ampliando os serviços e informações disponíveis para a população.
O uso do CPF viabiliza o acesso a dados como o histórico de vacinação e os medicamentos garantidos pelo Programa Farmácia Popular no aplicativo Meu SUS Digital.
O Ministério da Saúde também estabeleceu um cadastro temporário para cidadãos atendidos sem CPF, válido por até 1 ano, para casos de emergência, ou de atendimento a estrangeiros, indígenas e ribeirinhos
Não é necessária a impressão do documento, pois o cartão estará disponível em formato digital.
A previsão é que 111 milhões de cadastros sejam inativados até abril de 2026.
Desde julho, 54 milhões de registros sem CPF já foram suspensos.
Fonte: Renato Ribeiro – Repórter da Rádio Nacional
Deixe seu comentário