Melancia da ‘casa amarela’ faz sucesso em Jaru; produtor é da zona rural de Theobroma

Publicada em


Semente teria vindo do Rio Grande do Sul, traga por um vizinho que foi passear por lá.

Melancia é altamente produtiva
(Fotos: Produtores)

Um morador da zona rural do município de Theobroma, distante em torno de 350 km de Porto Velho, num lugar conhecido como, Vila Palmares, tem uma lavoura de melancia que virou atração. Mas não é qualquer melancia não. É “melancia gaúcha da casa amarela”.

Um vídeo nas redes sociais, já teria alcançado mais de 100 mil visualizações. Uma equipe de TV da região, já teria inclusive, feito uma matéria no sitio do casal Ronaldo e Sônia, que já colheram mais de 500 unidades de melancia.

A fruta, conforme relata o casal Ronaldo e Sônia, tem a casca bem amarela e muita gente confunde com melão. “A melancia por dentro é bem vermelha e muito doce”, disse Ronaldo.



Conforme divulgação do casal a imprensa, tudo começou porque ambos teriam ficado desempregados na cidade de Jaru. Foi a partir daí, que buscando uma ‘alternativa de trabalho’ e também para o sustento familiar, que a família se mudou para a Vila Palmares, na zona rural de Theobroma.

Conforme dona Sonia, o principal objetivo, era produzir a melancia comum, aquela da casca verde, meio rajada, que é bastante comercializada. A sorte do casal começou a mudar, quando um amigo que tinha viajado para o Rio Grande do Sul, trouxe a semente e ofereceu para que eles plantassem. “A única exigência dele, foi que a gente devolvesse a ‘muda’, ou seja, desse de volta a semente para ele plantar também”, disse Sonia.

A mulher relata que mais de 500 melancias já haviam sido colhidas recentemente, mas que ainda havia muitas frutas amadurecendo na plantação. Ela confessou que ficou surpresa com tamanha produção da já famosa melancia amarela.

A melancia agora já não pertence mais somente a família ou ao distrito e município, mas pelo menos a todo o estado de Rondônia, já que vem se tornando dia-a-dia, muito famosa.