A cada 40 segundos, uma pessoa morre vítima de doença cardiovascular no Brasil.
Pelo menos, metade de mortes por doenças cardiovasculares poderia ser evitada ou postergada por muitos anos com prevenção e cuidado. Em todo o mundo, cerca de 17,5 milhões de pessoas morrem vítimas de doenças cardiovasculares, a cada ano, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, a situação não é diferente. A média anual chega a 350 mil, o que corresponde a uma vida perdida a cada 40 segundos.
Em Jaru (RO), está sendo registrado no hospital municipal, uma média de dez atendimentos semanais de pessoas que apresentam sintomas de infarto do miocárdio. A quantidade vem chamando a atenção de profissionais de saúde e a informação está sendo difundida, a fim de ajudar a pessoas a se prevenirem contra essa doença que mata silenciosamente, nalgumas vezes.
Apenas entre janeiro e setembro deste ano, foram 240 mil mortes por problemas cardíacos no Brasil inteiro. Em Jaru, não há números a serem divulgados, pois, segundo o que foi apurado, não foi feito um levantamento.
Meia hora de exercícios por dia é suficiente para evitar infarto e derrame. A conclusão baseia-se em dados de mais de 130 mil indivíduos de 17 nações, incluindo o Brasil.
A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que adultos entre 18 e 64 anos façam um esforço maior que esse: 150 minutos de atividade aeróbica, com intensidade moderada, e exercícios de fortalecimento muscular pelo menos duas vezes na semana.
Abaixo, os dez sintomas mais comuns do infarto:
- Dor no lado esquerdo do peito, em forma de aperto, pontada ou peso, que pode irradiar para o pescoço, axila, costas, braço esquerdo ou até mesmo, braço direito;
- Dormência ou formigamento no braço esquerdo;
- Dor de estômago, sem relação com alimentos;
- Dor nas costas;
- Mal estar;
- Enjoos e tonturas;
- Palidez e suor frio;
- Dificuldade para respirar ou respiração rápida;
- Tosse seca;
- Dificuldade para dormir.
Da Redação PortalP1
Deixe seu comentário