Marcos Rogério firma pacto pela educação para reduzir evasão escolar

Publicada em


O Programa Educação para o Futuro é uma das propostas do candidato da coligação “Pelo Bem de Rondônia, pelo Bem do Brasil”

Marcos Rogério assinou a “Carta Compromisso com a Educação”,

 

Os índices educacionais de Rondônia causam preocupação. O Estado possui uma das maiores evasões escolares do país e o nível de aprendizagem dos estudantes também recebeu nota baixa em português e matemática. O cenário atual fez o candidato ao governo do Estado pelo Partido Liberal (PL), senador Marcos Rogério, propor alternativas para melhorar a educação, a partir de janeiro de 2023.

Nesta sexta-feira (19/08) em Porto Velho, Marcos Rogério assinou a “Carta Compromisso com a Educação”, durante movimento organizado pelo Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação (Gaepe-RO), ligado ao Tribunal de Contas do Estado.

Com planejamento estratégico e gestão moderna, Marcos Rogério disse que vai transformar escolas, implantando núcleos de robótica e garantindo acesso para os estudantes aos recursos tecnológicos. Os alunos, de acordo com o plano de governo do candidato, vão receber qualificação profissional com aulas sobre programação de computadores e montagem de robôs. Outra proposta é ampliar a oferta do ensino médio integral em 25% das escolas estaduais.



O programa “Educação Para o Futuro”, outra proposta do candidato, construirá núcleos de robóticas nas escolas. O programa vai aumentar oportunidades de emprego e renda para os jovens, e, melhorar o desenvolvimento cognitivo dos estudantes. Haverá investimentos na redução da evasão escolar e exclusão digital.

“Não há governo eficiente que não olhe para a educação como prioridade. Essa é a porta de entrada para um futuro melhor para nossa sociedade. Falando em educação, tem que se pensar, começando da primeira infância até o ensino superior”, disse.

 

CARTA COMPROMISSO

A “Carta Compromisso com a Educação” é uma iniciativa do Instituto Articule, em parceria com o Comitê Técnico da Educação do Instituto Rui Barbosa (CTE-IRB) e a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon). Órgãos de controle da gestão pública e do sistema judiciário, junto com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), também fazem parte da elaboração da carta.

“Essa carta tem um peso muito importante. São ações articuladas e pensadas por quem conhece do assunto. E nosso governo pretende atuar com prioridade no campo da educação”, disse Marcos Rogério.

Por: Assessoria

 

** Este conteúdo não expressa, necessariamente, a opinião do Portal p1