Ação foi realizada nos 26 estados e no Distrito Federal. Ao total, foram atendidos 225 crianças e adolescentes em Rondônia e instaurados 170 inquéritos.
A Polícia Civil cumpriu em Rondônia um mandado de prisão preventiva e três de busca e apreensão em Porto Velho durante a Operação Acalento, que foi realizada nos 26 estados e no Distrito Federal na última sexta-feira (16). A ação foi coordenada pelo pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com a polícia, na última semana foram feitas averiguações em 10 pessoas alvos de denúncias sobre maus tratos. Ao total, foram atendidos 225 crianças e adolescentes no estado e instaurados 170 inquéritos.
Segundo a delegada Ádrian Vieiro Costa, da Delegacia Especializada de Proteção a Criança e ao Adolescente (DEPCA), operações como essas são significativas para o enfrentamento da violência que acomete crianças e adolescentes.
“É necessário um esforço conjunto e premente com vistas a resguardar os mais vulneráveis, garantindo um desenvolvimento seguro e saudável”, disse.
As investigações em nível nacional iniciaram em junho, após o caso do menino Henry Borel, que morreu após supostamente ser agredido pela mãe e o ex-padrasto.
Outros desdobramentos
Ainda como desdobramento da Operação Acalento, foi cumprido um mandado de prisão na última terça-feira (13) de um homem de 25 anos suspeito de estuprar uma adolescente de 13 anos no Piauí.
Através do contato entre a DEPCA de Teresina e Porto Velho, foi possível localizar o suspeito. O mandado de prisão foi expedido pela 6ª Vara Criminal da capital piauiense em 2018 e desde então ele estava foragido.
Deixe seu comentário