A primeira edição da Corrida da Independência, com o slogan “Independência Pode Salvar Vidas. Doe Sangue e Corra por Essa Causa”, movimentou a doação de sangue em Rondônia no período de 28 de julho a 8 de agosto, tendo como resultado a captação de mais de 700 bolsas de sangue. As doações aconteceram na sede da Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia – Fhemeron, em Porto Velho. A corrida é uma parceria entre o Governo de Rondônia e a 17ª Brigada de Infantaria de Selva e será realizada no dia 3 de setembro, em Porto Velho. A doação de sangue funcionou como um dos requisitos para as inscrições.
As doações são provenientes de militares, servidores públicos e a população em geral que decidiram exercitar a solidariedade. O adjunto de Comando 17ª Brigada de Infantaria de Selva, subtenente de Infantaria Murilo Cesar da Silva explicou que, a ação de incentivo à doação surgiu do desejo da 17ª Brigada de fazer uma corrida de rua que integrasse a comunidade. E ele é um dos doadores que participará da corrida.
SOLIDARIEDADE
‘‘Desde quando entrei no Exército, em 1° de fevereiro de 1999, na Escola de Sargentos das Armas em Três Corações, Minas Gerais, aprendi com meus superiores que temos que ser solidários e, sempre que possível, contribuir com esse tipo de causa que ajuda a sociedade. Então, me tornei um doador por conta desses ensinamentos. Essa iniciativa da 17ª Brigada e Governo de Rondônia é fantástica, tendo em vista a necessidade existente do abastecimento dos bancos de sangue do Estado de Rondônia’’.
Cada bolsa doada pode salvar até quatro vidas.
‘‘Sinto que a minha doação é importante! E o mais bacana de tudo, além de ajudar eu estou cuidando da minha saúde ao participar da corrida. Sei que as inscrições se encerraram, mas já ouvi muitas pessoas relatando que iriam prestigiar o evento mesmo sem terem conseguido fazer a inscrição, em virtude do bem que esse evento trouxe para Porto Velho. Também vejo que esta ação tem grande efeito no exemplo que eu como pai, posso deixar para meus filhos’’.
SAÚDE
A gerente de captação de doadores da Fhemeron, Maria Luíza Pereira, destacou a importância da campanha da Independência em prol de ajudar ao próximo.
‘‘O mais importante não é o ingresso na corrida, mas salvar vidas, e assim promover a responsabilidade social, o altruísmo”, afirmou.
Ressaltou ainda que, um estoque de sangue abastecido significa mais qualidade no atendimento de saúde da população de Rondônia.
”Essas coletas nos tranquilizam em relação a garantir que cirurgias não sejam postergadas, que nenhum atendimento de urgência e emergência deixará de ser realizado”.
Maria Luiza também pontuou a necessidade de doações constantes, e fez um apelo para aqueles que doarem que retornem quando estiveram aptos para a próxima doação, e para quem ainda não doou, que adote esse gesto de solidariedade.
‘‘Todos os dias há pessoas precisando de sangue para se manterem vivos, todos os dias tem pessoas lutando pela vida, a exemplo dos pacientes com anemia falciforme, os que passam por cirurgias eletivas, os pacientes do João Paulo II e do Hospital do Amor, em tratamento do câncer. Seja solidário, doe sangue’’.
A Fhemeron está localizada na Rua Benedito de Souza Brito, no Setor Industrial, ao lado do Hospital de Base Dr Ary Pinheiro. O funcionamento é das 7h15 às 18h de segunda a sexta, e aos sábados das 7h15h às 12h.
SOBRE A CORRIDA DA INDEPENDÊNCIA
Data: 3/9/2023 – domingo
Local da Largada: 17ª Bda Inf Sl – Avenida Rogério Weber, 3050, Bairro Militar
Horário previsto para a largada:
– Percurso de 21 km: 5h30
– Percursos de 5 km e 10 km: 6h30
CONCENTRAÇÃO DOS ATLETAS: A partir de 5h
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça /Frank Néry/ Ésio Mendes
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário