Mais de 2,4 mil ocorrências de violência doméstica foram registradas no primeiro trimestre de 2021 em RO

Publicada em


Em 2020, a polícia de Rondônia registrou 9.814 ocorrências de violência doméstica entre janeiro e dezembro, segundo dados do Sisdepol, o sistema da Polícia Civil do Estado. O maior número de ocorrências registradas em 2020 foi de ameaças: um total de 5.347.

Subnotificação

 

Mesmo diante do grande volume de ocorrências registradas na polícia, os números reais da violência doméstica podem ser muito maiores. O defensor público, professor e comentarista na Rede Amazônica, Fábio Roberto, explica que é preciso cruzar esses dados com outros indicadores para assim obter um número mais próximo do real.



“A questão da violência doméstica é uma questão muito complexa. Já constatamos que estatísticas que decorrem do registro em boletim de ocorrência da notícia do crime em delegacia não são o melhor indicador. Esse indicador precisa ser melhor analisado, cruzado com outros indicadores”.

Uma das falhas para chegar ao número real da violência doméstica no estado, segundo o especialista, pode estar relacionado à dificuldade ao acesso desde o momento da denúncia até mesmo a assistência pós denúncia.

“A questão da violência doméstica é uma questão social complexa. O que vimos é que as vezes há subnotificações porque as pessoas não encontram acesso à porta de entrada ao sistema de proteção às mulheres vítimas de violência doméstica, seja por meio do sistema de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Publico e até o Conselho Estadual ou Municipal, além da assistência social e também o acesso à Polícia Militar”, pontua.

A criação de uma estrutura para receber essa mulher é uma das formas para o acolhimento da vítima de violência doméstica.

“A existência de um batalhão da PM específico para tratar da violência doméstica é fundamental para que haja o acolhimento da vítima e a partir dali crie na sociedade uma estrutura de proteção efetiva e também a informação”, afirma o defensor público.

Fonte: G1 RO