Luís do Hospital enaltece papel da agricultura familiar e a qualidade do cacau, durante o lançamento da colheita

Publicada em


Luís do Hospital enaltece papel da agricultura familiar e a qualidade do cacau, durante o lançamento da colheita

 

O deputado estadual Dr. Luís do Hospital, presidente da Comissão de Agropecuária e Política Rural (CAPR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), esteve presente nesta quinta-feira (11) na cerimônia que marcou o início da colheita do cacau em Rondônia, para a safra de 2024.

 

O evento aconteceu em Jaru, município que se destaca como o principal produtor de cacau no estado. Durante o evento, o parlamentar ressaltou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento sustentável do estado.

“A agricultura familiar é o pilar da nossa economia e o motor propulsor do desenvolvimento em Rondônia. É através do trabalho árduo dessas famílias dedicadas que nossa terra prospera, gerando emprego, renda e fortalecendo a identidade agrícola da região”, declarou o deputado.

 

Luís do Hospital também destacou a qualidade do cacau produzido em Rondônia e sua significativa contribuição para a economia local.



“Rondônia se orgulha de ser o quarto maior produtor de cacau do Brasil. Esta conquista é reflexo não apenas do comprometimento do governo estadual, mas também do empenho dessas famílias que se dedicam à lavoura em busca da excelência em seus produtos”, afirmou.

 

Devido à qualidade e procedência do cacau clonal produzido no estado, Rondônia recebeu no ano passado o selo de Indicação Geográfica (IG) na categoria de Indicação de Procedência (IP), concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi).

 

Além de marcar o início da temporada de colheita, o evento coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) promove o setor cacaueiro na região, proporcionando oportunidades de networking e uma série de atividades, incluindo palestras sobre as mais recentes técnicas de melhoramento do cacau clonal produzido no estado.

 

 

 

Fonte: Assessoria