Leão XIV é o “meio termo” entre progressistas e conservadores, pertence a ordem religiosa que teve como membro Martinho Lutero e adotou nome de Leão em homenagem à Leão XIII, o papa das transformações do século XIX para o XX

Publicada em


Leão XIV é o “meio termo” entre progressistas e conservadores, pertence a ordem religiosa que teve como membro Martinho Lutero e adotou nome de Leão em homenagem à Leão XIII, o papa das transformações do século XIX para o XX

 

O novo papa Leão XIV (Robert Francis Prevost) de origem norte-americana (Chicago, Estados Unidos), tem 69 anos e é considerado entre os cardeais da Igreja Católica como “meio termo”, porém para aqueles que conviveram diretamente com ele tanto no Peru quanto nos Estados Unidos durante os 47 anos de vida religiosa, o Papa é mais conservador que progressista.

 

Além de sua formação teológica e filosófica, o Papa Leão XIV é também bacharel em Matemática. Pertence a ordem dos agostinianos, de Santo Agostinho, que enfatizam a vida em comunidade, a busca pela verdade, a humildade e o serviço ao próximo. A ordem de Santo Agostinho, que surgiu no século XII, e teve como membro Martinho Lutero, é dividida em Agostinianos Recoletos e os Agostinianos Descalços.

 

CRÍTICO LGBTQIAP.

Em contraste com a postura acolhedora do papa Francisco, que, em 2013, afirmou “Quem sou eu para julgar?” ao ser questionado sobre padres gays, Prevost se posiciona de forma mais conservadora e já fez críticas às comunidades LGBTQIAP.

 

Em um discurso feito em 2012 a um grupo de bispos, Prevost lamentou que a mídia e a cultura ocidentais estivessem promovendo “simpatia por crenças e práticas contrárias ao evangelho”, mencionando diretamente o “estilo de vida homossexual” e “famílias alternativas compostas por parceiros do mesmo sexo e seus filhos adotivos”.

 

Também criticou o Governo Peruano, quando atuava como clérigo, sobre a diversidade de gênero nas escolas.



“A promoção da ideologia de gênero é confusa, porque busca criar gêneros que não existem”, declarou à época.

 

A ESCOLHA DO NOME LEÃO EM HOMENAGEM AO PAPA LEAO XIII.

O novo Papa homenageou Leão XIII, último papa do século XIX que faleceu em 1903, no início do século XX.

 

O papa Leão XIII, de origem italiana, guiou a Igreja por um período crucial de transformação social e política, ao mesmo tempo em que estabeleceu estruturas que continuam a moldar o pensamento católico hoje.  Destacou-se como período de mudanças industriais e sociais sem precedentes.

 

E de Leão XIII, de 1893,  a encíclica “Rerum Novarum, fundamental da Doutrina Social Católica moderna. O texto histórico abordou os desafios da industrialização, articulando um caminho intermediário entre o capitalismo desenfreado e o socialismo.

 

O novo Papa Leão XIV foi criado Cardeal pelo então Papa Francisco em 2022 e nomeado Cardeal-Bispo com direito à participação no Conclave em 2023, que acabou o elegendo sucessor de Francisco.

 

O QUE ESPERAR DO NOVO PAPA?

No campo progressista, o novo Papa deve continuar, assim como o Papa Francisco, seu antecessor, crítico das guerras, dos governos que contribuem para o armamentismo. Também as questões ambientais e sociais.

 

Quanto ao conservadorismo, o novo Papa deve manter seu posicionamento contra o celibato na Igreja, as questões de gênero e da comunidade LGBTQIAP e principalmente recuar com a sinodalidade, iniciada por Francisco.

 

**Este conteúdo não expressa, necessariamente, a opinião do portal p1

 

 

 

Fonte: Jornalista Victoria Bacon