Na manhã desta quinta-feira, o Lar do Idoso Manoel Clemente de Souza proporcionou a seus idosos sua 1º aula de hidroginástica.
Jaqueline Alves e sua parceira Rafaela Vieira, ambas educadoras físicas, realizam semanalmente duas aulas na Instituição para os 18 idosos. E nesta quinta-feira foi realizado a aula dentro d’água.
Devido aos vários casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que na maioria das vezes reduz os movimentos e dificulta a mobilidade, o Parkinson que atinge a coord. Motora e a idade avançada que por si só já debilita. A ideia surgiu para que com a hidroginástica mudasse um pouco desse quadro, dando flexibilidade, capacidade aeróbica, força muscular, equilíbrio e coordenação motora.
Um dos projetos da Instituição é que futuramente possa ser construída uma piscina aquecida e com a acessibilidade necessária, dentro do Lar, para que as aulas possam ser constantes e obter um resultado muito melhor.
De acordo com a Diretora do Lar Nayara Lima um dos focos do trabalho da Instituição através da sua equipe é buscar a independência do idoso, incentiva-los através de atividades físicas e cognitivas, para que eles possam se manter ocupados e em movimento.
“Devido os idosos serem classificados entre grau I, II e III, onde a classificação vem de acordo com a dificuldade e é embasado no Estatuto do Idoso, o trabalho e cuidado da nossa equipe é fazer com que os idosos não mudem o grau inicial e se mantenham em constante atividade. Afirmou Nayara Lima.
Os idosos que participaram hoje tinham entre 62 e 91 anos a experiência começou com 6, dos 18 internos, mais a intenção é que possa estender o atendimento a todos, mantendo as aulas semanais.
Deixe seu comentário