Lançamento da 1ª Feira Tecnológica Robustas Amazônicos vai destacar a importância da variedade do café para Rondônia

Publicada em


Com produção que atingiu 3 milhões de sacas e produtividade média de 60 sacas por hectare, Rondônia se consolidou como o 2º maior produtor de café robusta do Brasil

 

A 1ª Feira Tecnológica Robustas Amazônicos, que acontecerá em Cacoal entre os dias 24 e 26 de outubro, será lançada nesta segunda-feira (14), a partir das 9h, no Auditório Jerônimo Santana, no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho. O evento contará com a presença de produtores e empresários do setor, com o objetivo de estimular a qualidade do café produzido no estado, agregar valor à produção e atrair empresários para Rondônia, um dos maiores produtores de café robusta do Brasil.

 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o café é uma das principais fontes de receita de Rondônia, sendo responsável por uma significativa parte da arrecadação de Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). O governo vem investindo em maquinário, assistência técnica e feiras, como a Rondônia Rural Show Internacional, e agora, com a Feira Tecnológica Robustas Amazônicos. Tudo isso para fortalecer o setor e beneficiar os cafeicultores locais.”

 

PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL

A produção do café Robusta Amazônico, considerado Patrimônio Cultural e Imaterial de Rondônia pela Lei Nº 5.722, de 4 de janeiro de 2024, vem ganhando destaque nacional e internacional.



O titular da Secretaria de Estado da Agricultura, Luiz Paulo relembra que, “em 2023, o café robusta amazônico produzido no estado, conquistou os três primeiros lugares na competição Florada Premiada, e garantiu a segunda colocação no prestigiado Coffee of the Year, na categoria Canephora Robusta Amazônico.”

 

Com uma produção que atingiu 3 milhões de sacas e produtividade média de 60 sacas por hectare, Rondônia se consolidou como o 2º maior produtor de café robusta do Brasil. Esses números refletem o sucesso dos investimentos de mais de R$ 200 milhões feitos pelo governo de RO em 2023, com ênfase no fortalecimento da cadeia produtiva, valorizando a produção sustentável e a excelência do Café Robusta Amazônico, que já se tornou uma referência nacional e internacional.

 

PARCEIROS

A 1ª Feira Tecnológica Robustas Amazônicos é promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), além da Cafeicultores Associados da Região das Matas de Rondônia (Caferon).

 

 

 

Fonte

Texto: Andréia Fortini

Fotos: Jeferson Mota, Irene Mendes e Janderson Dalazen

Secom – Governo de Rondônia