Em termos políticos, a reeleição do atual prefeito de Jaru, João Gonçalves Junior com 19.357 votos, valor equivalente a 68,24% dos votos válidos e a votação histórica do vereador eleito Luís Eduardo Schincaglia (ambos do PSDB), podem significar o surgimento de novos nomes no cenário estadual político do ano de 2022.
João Gonçalves Junior disputou um cargo político pela primeira vez no ano de 2016 e já na primeira eleição foi eleito prefeito de Jaru com 21.497 votos, que, em termos percentuais representa 78,06% dos votos válidos. Ao fazer um mandato marcado por grandes obras, graças ao apoio político de parlamentares estaduais e federais, além do Governo do Estado, João Gonçalves foi reeleito em 2020 com uma votação expressiva que só foi superada por ele mesmo na eleição municipal de 2016.
Entretanto, outro nome, também novato no cenário político jaruense, se revelou de forma oficial após a divulgação dos resultados finais do pleito. Embora pesquisas internas já apontassem para uma votação considerável, os números só seriam conhecidos após a divulgação propriamente dita e o que já se imaginava aconteceu. O então candidato a vereador, Luís Eduardo Schincaglia, conhecido popularmente como Doutor Luís do Hospital, alcançou expressivos 2.237 votos, o que equivale a 7,78% dos votos válidos. Isso quer dizer que de cada cem eleitores que votaram no último domingo (15), aproximadamente oito deles escolheram o Doutor Luiz como representante na Câmara Municipal de Jaru.
O número alcançado pelos dois candidatos coloca-os no cenário político estadual de 2022. Para se ter uma ideia os dois deputados estaduais representantes de Jaru, Cássia Muleta e Lazinho da Fetagro, alcançaram na última eleição estadual (2018) 10.033 e 14 mil votos, respectivamente. Em termos percentuais Lazinho alcançou 1,82% e Cássia 1,23%, considerando que ambos poderiam ser votados nos 52 municípios rondonienses e que receberam uma votação significativa em Jaru e Região.
Ainda pode ser cedo para cravar algum resultado concreto, mas a grande quantidade de votos obtida por João Gonçalves ao ser reeleito prefeito de Jaru e de Luís Eduardo Schincaglia, eleito pela primeira vez com a maior votação para a Câmara Municipal de Jaru, os credencia para o ano de 2022, onde João Gonçalves poderá disputar o Governo do Estado e Luís Eduardo uma das 24 vagas disponíveis na Assembleia Legislativa. Além de João Gonçalves Junior, outro nome forte do PSDB é o atual prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves, que disputa o 2º turno como candidato a reeleição na Capital do Estado.
Jornal Eletrônico PortalP1
Deixe seu comentário