Jaru: Lei de autoria da Vereadora Damiana com foco em crianças e adolescentes é sancionada e já está em vigor

Publicada em


 

 

Mais uma lei de autoria da Professora Damiana, vereadora jaruense com quase nove meses de mandato, acaba de ser sancionada pelo Executivo Municipal e já está em vigor. Trata-se da Lei nº 3.000, de 17 de setembro de 2021 e que dispõe sobre o Programa de Ações Preventivas à Depressão e ao Suicídio entre Crianças e Adolescentes na Rede Municipal de Ensino. A sanção da Lei na última sexta-feira (17), foi avaliada como um importante avanço, ainda mais por ocorrer durante o mês de setembro, onde se desenvolve ações relacionadas ao Setembro Amarelo com foco específico na valorização da vida.

A defesa da Professora Damiana no desenvolvimento do projeto no âmbito escolar é devido ao fato que, segundo acredita, a escola desempenha um papel importante na prevenção ao suicídio e na saúde mental das crianças e adolescentes.



Além disso, a parlamentar jaruense pontuou a importância de qualificar os educadores com o objetivo de identificar possíveis sinais na classe discente. “A meta dessa capacitação é possibilitar a cada docente a identificação de possíveis casos, para que haja a devida comunicação à direção do estabelecimento de ensino, bem como aos familiares de forma imediata, prevenindo assim a ocorrência do suicídio”, disse a parlamentar.

Após anos dedicados à educação, onde se deparou com muitas situações adversas, a Professora Damiana acabou constatando que, na maioria das vezes, o suicídio é o desfecho de um sofrimento prolongado e alimentado por outras doenças como a depressão. “É um problema de múltiplas causas cuja solução depende de uma abordagem multissistêmica, desempenhada por diversos setores”, disse, ressaltando o quanto é importante ajudar quem precisa, afinal de contas, a vida precisa ser priorizada de forma absoluta.

 

 

Assessoria