O primeiro dia das provas do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – transcorreu de forma normal nas escolas do município, onde a avaliação foi aplicada.
Assim como ocorreu em todo o Estado, os portões foram abertos às 11h e fechados ao meio-dia. O início das provas aconteceu às 12h30 e os alunos poderiam sair do local de realização das provas, sem o caderno de questões, às 14h30.
Conforme apurado pelo Portal P1, a parte da redação em 2021 foi considerada bastante complexa, algo digno de um Trabalho de Conclusão de Curso, o famoso TCC, na avaliação de alguns. Os alunos que fizeram a prova neste domingo (21) se depararam com o seguinte tema: “Invisibilidade e Registro Civil: Garantia de acesso à Cidadania no Brasil”.
Assim como ocorreu no ano passado, o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) trabalhou com dois formatos: o imprenso e o digital (feito via computador em locais previamente estabelecidos). Em Rondônia, mil estudantes estavam cadastrados para participarem do ENEM Digital.
Neste domingo (21), durante o primeiro dia da avaliação, os alunos responderam a prova de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.
No próximo domingo (28), serão realizadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias, assim como de matemática e suas tecnologias.
O estudante que faltou no primeiro dia da avaliação não será impedido de participar no dia 28 de novembro. Contudo, a sua participação, caso tenha faltado neste domingo, contará apenas como experiência, já que não cumpriu as regras do exame na íntegra e uma delas é estar presente nos dois dias de provas.
Deixe seu comentário