Invasores que retornaram voltam a obstruir vias de acesso

Publicada em


 

 

A Polícia Militar de Rondônia vem a público informar a sociedade rondoniense sobre os fatos da Operação Nova Mutum.

 

Na manhã de ontem, 28, após a concretização do retorno de 100 invasores para as regiões com suspensão da reintegração de posse pelo STF, sendo as fazendas Norbrasil e Arco-Íris, já foi percebido pelas equipes policiais durante patrulhamento em solo e aéreo a obstrução de linhas que dão acesso aos locais de retorno dos invasores. Os mesmos voltaram a cometer crimes ambientais derrubando árvores de grande porte nas vias rurais, buscando dificultar mais uma vez o acesso das equipes da Operação Nova Mutum na região invadida.



 

Também foi visto durante patrulhamento aéreo alguns invasores com motoserras iniciando construções em locais que já tinham sido reintegrados. Com a chegada das equipes policiais em solo, os invasores empreenderam fuga. Não foi realizado prisão em flagrante.

 

Desmatamentos registrados

 

Na operação, com as ações do Batalhão de Polícia Ambiental e Secretaria de Desenvolvimento Ambiental, 49 invasores já foram autuados por crimes ambientais, os quais desmataram mais de 609 hectares de áreas florestais. O valor total das multas aplicadas já ultrapassar a cifra de R$ 4,86 milhões de reais.

 

A Operação Nova Mutum objetiva agir preventivamente na região da Ponta do Abunã, cessando e evitando ilícitos diversos com o patrulhamento ostensivo, bem como também dando o aporte de segurança necessário para a reintegração de posse da área invadida, com o apoio na segurança dos Oficiais de Justiça que possuem a atribuição de executarem as decisões judiciais.

Outras informações poderão ser concedidas pela Assessoria de Imprensa da Diretoria de Comunicação Social da PMRO (DCOMS) pelo e-mail: [email protected] .

 

 

 

Imagem e Fonte: Polícia Militar de Rondônia