Inscrições para cursos de Frigorífico e Piscicultura em Buritis encerram nesta sexta-feira, 5

Publicada em


Aulas serão ministradas na Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura do Idep

 

Encerram-se nesta sexta-feira (5), as inscrições dos cursos ofertados pela Escola Móvel de Frigorífico e Piscicultura do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), que está funcionando em Buritis. Para se inscrever, o candidato deve acessar o link https://rondonia.ro.gov.br/publicacao/escola-movel-de-piscicultura-e-frigorifico-buritis-ro-inscricoes-abertas-ate-3-7/, seguindo o cronograma de cursos: Introdução a Inspeção Sanitária de Bovinos e Suínos; Segurança das Operações em Frigoríficos (charutaria) e Atendimento ao Público. As aulas vão acontecer de 8 a 19 de julho. A idade mínima para se inscrever é 16 anos.



 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a habilitação da mão de obra em setores da  economia do estado, mantém o ritmo de crescimento econômico local porque as empresas buscam se instalar, onde terão a oportunidade de contratar profissionais qualificados.

“A qualificação profissional é um importante fator para que Rondônia tenha alcançado indicadores positivos no cenário nacional, a exemplo da menor taxa de desemprego do país. Por esse motivo, a gestão estadual investe cada vez mais em ensino profissionalizante, pois neste viés ampliam-se as chances para o aluno ingressar no mercado de trabalho,” ressaltou.

 

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

Segundo a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, além da oferta de cursos em áreas tradicionais, a instituição de ensino está sempre inovando para acompanhar as novas tendências.

“A construção do saber tem como pilar a inovação e o empreendedorismo, cada vez mais o cidadão precisa se qualificar para conquistar seu espaço no mercado de trabalho,”pontuou.

 

A estudante, Jarina Santiago de Oliveira, de 49 anos, que mora no Bairro São Sebastião II em Porto Velho, matriculou-se no Idep justamente para buscar novas oportunidades. A diarista que sempre sonhou em fazer o curso universitário de engenharia elétrica; está fazendo o Curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática.

“Enquanto eu não tiver condições de ingressar em uma faculdade, vou me preparando em cursos profissionalizantes porque vou ter mais chances de melhorar minha vida financeira”, planeja  a estudante.