Inscrições de chamada escolar para o EJA encerra nesta sexta, 28, em Ariquemes, RO

Publicada em


Chamada servirá para levantamento da demanda de vagas para o segundo semestre de 2019.

Pessoas acima dos 15 anos, que não concluíram o ensino fundamental, podem se inscrever.

 

Procedimento é destinado para levantar a demanda de vagas para o segundo semestre de 2019. — Foto: Rawpixel.com/pexels

 

As inscrições para a chamada escolar da rede municipal de ensino à educação de jovens e adultos encerram nesta sexta-feira (28), em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o procedimento é destinado aos jovens acima dos 15 anos, além de adultos que não concluíram o ensino fundamental.

Para efetuar a pré-matrícula, os interessados, quando maiores, ou pais e responsáveis dos menores de idade, devem apresentar os documentos pessoais, a certidão de nascimento ou casamento, comprovante de endereço atualizado e comprovante do histórico escolar.

Conforme a Semed, a chamada escolar não tem caráter de matrícula, e representa o censo da população escolar na modalidade EJA, que pretende ingressar no sistema municipal de ensino. Através das inscrições, a Semed obterá um levantamento do número de vagas e o local da oferta ao ensino noturno para o segundo semestre de 2019.



Atualmente, duas escolas municipais prestam as aulas do EJA no período noturno, sendo que a chamada escolar servirá para fazer um levantamento do público interessado e, possivelmente, ampliar a modalidade para uma nova instituição.

“O cidadão quando é escolarizado, ele tem oportunidades a mais no mercado de trabalho, mas também, além disso tudo, oportuniza ele a ser um cidadão crítico, reflexivo frente a todas as demandas da sociedade. Então é importante que o cidadão venha a concluir os estudos para que possam contribuir mais efetivamente ao crescimento populacional”, destacou a coordenadora do EJA, Sirlene de Brito Sena.

As inscrições estão sendo feitas nas escolas Dirceu de Almeida (Setor 6), Magdalena Tagliaferro (Setor 9), Venâncio Kottwitz (Setor 11), ou ainda na Semed, no prédio da prefeitura.

A inscrição na chamada ainda não garante a vaga, que dependerá de outros dois fatores: alunos do primeiro semestre que não efetivarem a rematrícula e abertura de novas turmas.

O resultado da chamada escolar será divulgado no dia 8 de julho. O período de rematrícula dos alunos já existentes acontece nos dias 10 e 11 de julho. As matrículas para os novos alunos acontecerão no dia 12 de julho. ​

Fonte: G1 Notícias