O objetivo é mapear e entender as condições de cada equipamento e estrutura da concessionária
A Águas de Jaru segue avançando na modernização de seus processos e serviços, reforçando seu compromisso com a inovação e a eficiência no saneamento básico. Recentemente, a concessionária recebeu a equipe do programa Infra Inteligente, uma iniciativa do grupo Aegea Saneamento que utiliza tecnologia de ponta para o mapeamento e a gestão de ativos operacionais.
Com o uso de drones, GPS de alta precisão, softwares especializados e outros equipamentos avançados, foi realizado um levantamento detalhado das instalações operacionais no município. O processo inclui a captura de imagens em 3D, que possibilitam visitas virtuais frequentes às unidades atendidas, como os distritos. Essa tecnologia também permite o cadastramento detalhado das estruturas físicas e dos equipamentos, gerando uma identidade digital para cada ativo por meio da etiquetagem com QR Codes.
De acordo com Evander Mario do Nascimento, coordenador de engenharia, o mapeamento vai além do inventário de ativos. Ele organiza e apresenta essas informações de forma clara e acessível, dentro de uma plataforma compartilhada e portátil, disponível para todos os colaboradores.
“Nosso principal objetivo é mapear e diagnosticar a condição de cada ativo, desde equipamentos como motores, bombas e painéis elétricos, até estruturas civis, como decantadores, filtros e tanques de contato. Dessa forma, conseguimos ter precisão na localização e no estado de cada item”, destacou Evander Mario do Nascimento, coordenador de engenharia.
Além do levantamento inicial, o mapeamento é continuamente atualizado, garantindo informações confiáveis e organizadas em uma plataforma digital acessível para toda a equipe. Esse sistema compartilhado facilita a tomada de decisões estratégicas, o monitoramento preventivo e a alocação eficiente de recursos.
“Com essa ferramenta, conseguimos acompanhar a saúde de estruturas, equipamentos e tubulações de forma preventiva, identificando possíveis falhas à distância. Isso nos permite direcionar as manutenções com mais assertividade e evitar problemas, garantindo mais qualidade e eficiência no abastecimento de água e no saneamento”, afirmou Renata Pazini, coordenadora de operações da Águas de Jaru.
O programa Infra Inteligente, estruturado pela Aegea Saneamento, tem foco no aumento da eficiência operacional, por meio de um banco de dados onde ficam as imagens 3D dos equipamentos e estruturas dos sistemas de água e esgoto. A captação das imagens é feita com uso de drones e GPS de alta precisão. Esta tecnologia viabiliza o cruzamento com informações técnicas levantadas através das visitas in loco, além de equipamentos com sensores que transmitem dados em tempo real.
Por: Assessoria/ Mikely Azevedo Macedo
Deixe seu comentário