Índios Uru-eu-wau-wau tem terras invadidas novamente em Governador Jorge Teixeira, RO.

Publicada em


Nova invasão ocorreu nesta quarta-feira, por cerca de cem pessoas.

Placa da Funai foi encontrada pelos indígenas com marcas de tiros. — Foto: Divulgação/Uru-eu-wau-wau

 

Informações de canais oficiais da justiça, confirmaram nova invasão a Terra Indígena (TI) Uru-eu-wau-wau, reserva que fica nas proximidades do município de Governador Jorge Teixeira (RO), região do Vale do Jamari, distante em torno de 322 quilômetros da capital.

 

De acordo com os primeiros levantamentos, a aldeia 623 foi invadida por pelo menos 100 pessoas armadas. A invasão teria ocorrido logo nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (23). Canais oficiais da justiça e da polícia, dão conta de que é a sexta invasão ocorrida na reserva.

 

Conforme divulgação do G1/RO, o assessor da organização de defesa étnico ambiental da Kanindé, Gabriel Uchida, disse que os indígenas informaram à ONG ter visto pelo menos 50 motos e pessoas armadas com foice, facão e serra elétrica. A placa de sinalização da FUNAI, estaria com várias marcas de tiros.



 

Uma informação que está preocupando as autoridades, é que houve contato dos invasores com indígenas e há informações de ameaças a crianças, mulheres e velhos da aldeia.

 

Devido risco de um confronto, já que os grileiros estão dispostos a um enfrentamento para garantir a posse das terras, o caso foi levado ao conhecimento do ministro da justiça, Sérgio Moro, através da Procuradoria-Geral da República (PGR), e que ainda aguarda um posicionamento, informou a Rede Amazônica.

 

A terra indígena Uru-Eu-Wau-Wau tem 1.867.000 hectares de tamanho, o que equivale a 12 vezes o território da cidade de São Paulo ou 85% da extensão territorial do estado de Sergipe.

 

A unidade de conservação, a maior terra indígena dentro de Rondônia, é rica em biodiversidade e abriga nascentes de importantes rios que cortam o estado.

 

Segundo ambientalistas, a produção de energia através de hidrelétricas poderia ser comprometida, tendo em vista, que o Parque Nacional de Pacaas Novos abriga, por exemplo, a nascente do rio Jamari que abastece a Usina Hidrelétrica de Samuel, em Porto Velho.

Por Redação Portal P1