Idealizadores do Barco Cross são homenageados pela Câmara Municipal de Jaru, RO

Publicada em


O sargento da reserva Cláudio Jesiel idealizou o projeto do Barco Cross e a professora Gracilene levou a ideia adiante com o apoio do radialista Élcio Moreira e do professor Uelton Salomão – Foto: Francisco Chiovetti Rodrigues

 

Em sessão ordinária realizada na manhã desta segunda-feira (22/05/2023), a Câmara Municipal de Jaru prestou uma importante homenagem aos responsáveis pela criação do Barco Cross, a maior competição de barco a remo do Brasil.

 

O reconhecimento aprovado pelos parlamentares que se fizeram presentes foi uma ideia do vereador Carlos Afonso (PROS) que indicou uma Moção de Aplauso ao sargento da Reserva, Cláudio Jesiel de Oliveira Silva, à professora Gracilene Nunes da Silva, ao proprietário da Casa do Pescador Giovane Rance e ao professor Uelton Délio Ribeiro Salomão.

 

O vereador Carlos agradeceu os seus pares por aprovar por unanimidade a sua propositura e destacou o sucesso da 13ª edição do Barco Cross realizada no início deste mês e citou um breve histórico do evento, além de enaltecer a biografia dos homenageados. Em seguida convidou as vereadoras Denísia, e Neusa Orlandini, além do presidente da Câmara, Ilson Félix e o vereador Valmir Carteiro para fazerem a entrega dos certificados de Moção de Aplauso, conforme aprovado pelos legisladores.

O vereador Carlos Afonso (PROS) – acima de terno – fez a indicação da Moção de Aplauso à professora Gracilene, ao sargento Cláudio e ao empresário Giovane Rance – Foto: Francisco Chiovetti Rodrigues

 

Ao fazer o uso da tribuna, a professora Gracilene disse que estava muito feliz por retornar ao município em um momento tão importante e agradeceu aos vereadores pela homenagem. Em seguida, Gracilene relatou como foi o início do evento, ainda no ano de 2006, quando o sargento Cláudio Jesiel apresentou a ela uma prévia do projeto que culminou com a criação do evento. Em seu pronunciamento, Cláudio demonstrou estar feliz com a grandiosidade que o evento idealizado por ele se tornou e transmitiu os agradecimentos a todos.

Gracilene destacou que o passo seguinte foi elaborar o projeto propriamente dito e, para isso, convidou o professor Uelton Salomão para que lhe auxiliasse a viabilizar o que futuramente seria o Barco Cross. A professora destacou o apoio do empresário Giovane Rance. A premiação da primeira edição realizada no ano de 2006, conforme enfatizou foi do então diretor da FM do Povo (hoje Plan FM), José Élcio Moreira que não mediu esforços para apoiar a edição inaugural do evento com a premiação.



 

O Barco Cross nasceu com o firme propósito de valorizar a cultura jaruense, além do esporte local. Gracilene Nunes citou que à época em que a competição foi criada havia uma lacuna no que se refere à valorização de importantes aspectos locais e enumerou alguns trabalhos feitos na escola Plácido de Castro, local em que atuava na área docente, entre eles a Mostra de Arte e o Brasil 500 Anos de quê? Entretanto, a professora almejava ir além e o evento veio com o foco de se conhecer o Rio Jaru para valorizá-lo, uma vez que, por ser a principal fonte de água do município, desempenha um importante papel para toda a população.

 

A primeira edição do Barco Cross teve a sua largada nas proximidades da ponte sobre o Rio Jaru e a chegada aconteceu no Balneário Bela Vista, pertencente ao então empresário Toninho Félix. As regras do evento garantiram que a premiação fosse concedida do 1º ao 10º colocado. Outra decisão importante foi que o evento sempre aconteceria no 1º domingo de maio. Devido à grande quantidade de obstáculos abaixo da ponte, a partir da segunda edição, os organizadores decidiram que o início do percurso seria 18 km acima da ponte sobre o Rio Jaru localizada no centro do município. Outra inovação, foi abrir inscrições para o público feminino, porém em um percurso menor em comparação com a equipe masculina.

A professora Gracilene e o sargento Cláudio deixaram o município em 2009, mas até 2012, sempre retornavam a Jaru para estarem à frente do Barco Cross. Muitas pessoas contribuíram para o sucesso do evento e os responsáveis pela idealização demonstraram gratidão pela continuidade da competição.

 

O professor Uelton Salomão também fez parte da equipe que esteve à frente do 1º Barco Cross, onde atuou na elaboração do regulamento, divulgação do evento, convite às equipes, entre outras ações. Dessa forma, o profissional de educação física, ao lado de outras pessoas, tem o seu nome registrado no evento.

 

A Prefeitura e a Câmara Municipal de Jaru também atuaram de forma decisiva para que o Barco Cross passasse a figurar entre as atividades culturais do município. Com isso, o apoio de uma grande equipe, fez com que a atração se consolidasse em todo o Estado de Rondônia.

 

Assista à sessão desta segunda-feira (22/05/2023) e acompanhe a homenagem aos idealizadores do Barco Cross acessando aqui

 

portal p1

Sargento Cláudio Jesiel, professora Gracilene e o Uelton Salomão em frente à ponte do Rio Jaru, o local de largada do 1º Barco Cross realizado em 2006 – Foto: Francisco Chiovetti Rodrigues