Hospital de Base em parceria com a Policlínica Oswaldo Cruz realiza cirurgia bariátrica de alta complexidade, em Porto Velho

Publicada em


O Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP) em parceria com a Policlínica Oswaldo Cruz – POC, disponibiliza para população de Rondônia, o Serviço de Cirurgia Bariátrica de alta complexidade. O serviço de saúde oferecido é composto de acompanhamento de reeducação alimentar e o procedimento de cirurgia bariátrica. O principal objetivo é fornecer um melhoramento de bem-estar à população com obesidade.

A enfermeira coordenadora do Serviço do Hospital de Base, Marlede Carvalho, conta como esse programa pode mudar vidas. “A cirurgia bariátrica veio para melhorar e garantir mais qualidade de vida aos pacientes que sofrem com a obesidade. Nos últimos três anos foram 100 vidas que tiveram uma transformação com o procedimento, porque a partir do momento que são submetidos à cirurgia, as limitações que eram grandes obstáculos na vida desses pacientes começam a reduzir. Registra-se melhora no quadro de diabetes, hipertensão e na autoestima, possibilitando novas oportunidades, e um recomeço”, afirma Marlede.



COMO FUNCIONA?

Para acessar o serviço é preciso buscar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, ao receber o encaminhamento e entrar na fila de regulação, o paciente será chamado e direcionado para a POC, onde será reavaliado e terá um acompanhamento com nutricionista, psicólogo e clínico geral. A partir dessa etapa o paciente começará com tratamento alimentar e também acompanhamento psicológico, que terá um período de no mínimo dois anos.

A segunda fase do procedimento só acontece, caso o paciente não consiga alcançar progresso no tratamento sem a cirurgia. Ele será transferido para o Hospital de Base Ary Pinheiro, a uma avaliação com uma equipe multidisciplinar, para examinar a possibilidade de realização da cirurgia bariátrica.

A enfermeira coordenadora da POC, Caroline Coelho Araújo explica o objetivo do acompanhamento para o paciente. “O nosso foco aqui na Policlínica é que o paciente chegue ao seu peso ideal sem a necessidade do procedimento cirúrgico. Mas, caso seja necessário, depois de um período mínimo de dois anos em acompanhamento com a equipe multidisciplinar e estiver com os critérios para cirurgia, esse paciente é direcionado para avaliação com o grupo de cirurgia bariátrica”, finaliza a enfermeira.