Com baixo índice de doações de sangue e de estoque, que não consegue atender a demanda necessária de pacientes do Estado de Rondônia, a hemorredes; composta pelos municípios de: Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Rolim de Moura e Vilhena, durante todo o ano de 2022 realiza ações para reverter esse quadro, assim como a Hemocentro Estadual.
A Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia – Fhemeron e hemorredes buscam o apoio da população para manter o estoque de bolsas de sangue em Rondônia. De acordo com a gerente de captação de doadores, Maria Luiza Pereira, a quantidade de doações por dia tem sido pequena, o que causa preocupação. Como estratégia para aumentar o estoque de sangue, na semana passada foi realizada pela segunda vez, uma ação para coletar sangue no município de Jaru, onde Porto Velho é responsável pelas coletas deste município.
“Por duas vezes já realizamos ação de coleta no município de Urupá, também por duas vezes campanha de coleta em Guajará-Mirim e já previsto para o mês de novembro a terceira ação. Fora isso, cada hemocentro busca parcerias locais com igrejas, unidade de ensino e outras instituições. É muito trabalho pra atender toda demanda do sangue”, destacou.
Ainda, segundo a gerente de captação de doadores, o Hemocentro Estadual, além da coleta de Jaru, firmou parceria com o Curso Profissionalizante do Instituto de Educação Superior de Brasília ou Centro Universitário – IESB, com duas coletas noturnas que ocorrerão nos dias 19 e 20 de outubro. Parceria também firmada com os alunos de medicina de uma faculdade da Capital.
Deixe seu comentário