Há 100 anos chegava ao Brasil a eterna Clarice Lispector, que fugiu da invasão Russa à Ucrânia

Publicada em


 

Chaya Pinkhasivna Lispector, mais conhecida por Clarice Lispector, nasceu no oeste da Ucrânia (Podolia, Chechelnyk) em 1920. Aclamada internacionalmente por seus romances e contos inovadores, a escritora teve que abandonar sua Terra Natal, a Ucrânia, após o Império Russo tomar o país e subjugar a população ao pogroms. Chegou ao Brasil em 02 de março de 1922, há exatos 100 anos, deixando para trás muita tristeza e um país devastado pela Guerra Civil Russa.

 

Há rumores que sua mãe foi estuprada durante a invasão dos soldados russos à Ucrânia. Devido à consequência dos atos de violência praticados contra Mania Krimgold Lispector, que acabaria a falecer aos 42 anos. Clarice tinha 9 anos quando sua mãe faleceu e não gostava de falar sobre o tema.



 

Faleceu em decorrência de um câncer aos 56 anos em dezembro de 1977. É uma das mais importantes escritoras do século XX e a mais premiada e lida do Brasil na segunda metade do século passado. Tem tradução de suas obras em vários idiomas. Sua produção marcou a literatura do século XX e seu estilo intimista popularizou as narrativas psicológicas no Brasil.

 

 

Por: ???????????????????????????????????????? ???????????????????????????????? ????????????????????