Governo peruano busca integração comercial com Rondônia

Publicada em


Governo peruano – integração

 

Uma comitiva que representa o Governo do Peru no Brasil esteve na quinta-feira (25) no Porto de Porto Velho para discutir questões de interesse comercial no Estado. A Comissão de Promoção do Peru para a Exportação e o Turismo (Promperu) conheceu a infraestrutura portuária e os serviços prestados pela Sociedade de Portos e Hidrovias de Rondônia (SOPH), que administra o Porto.

A equipe peruana, composta por Percy Sanchez, diretor de Promoção de Exportações e Investimentos da Promperu, Juan Carlos Ganoza, diretor de Facilitação do Comércio e Raffo Meza, coordenador da Macrorregião Sul do Peru, busca diminuir os custos e tempo com importação e exportação. Eles projetam cruzar o corredor transoceânico e utilizar o Porto de Porto Velho para o transporte aquaviário.



Essa integração comercial entre os dois países já é realizada pelo Porto de Porto Velho. É o que explica o coordenador de Gestão Portuária Luiz Gustavo Braga. “O Porto de Porto Velho escoa regularmente açúcar e óleo vegetal para Iquitos, no Peru. A ideia é fortalecer essa relação comercial com o país andino”, destaca.

O diretor-presidente da SOPH, Fernando Cesar Ramos Parente, apresentou a infraestrutura do Porto para os visitantes e esclareceu as dúvidas da comitiva sobre os trâmites e dinâmicas portuários.

 

“Temos total interesse nessa conexão de negócios com o Peru. Estamos prontos para operar diversos tipos de carga e somos a melhor alternativa logística para o país vizinho”, aponta.

 

Integrantes da Invest Rondônia, coordenadoria da Superintendência de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Sedec), também participaram da reunião. A Invest tem o papel de atrair novos negócios para o Estado e consolidar a imagem de Rondônia como um destino para novos empreendimentos.

NORTE EXPORT

A direção executiva da SOPH convidou a comitiva peruana para participar do fórum regional Norte Export, que será realizado nos dias 12 e 13 de setembro em Porto Velho. O evento irá discutir temas como navegação interior, desenvolvimento de novos negócios e integração do Brasil com vizinhos estratégicos, como Peru e Bolívia. A comissão confirmou a participação.