Governo de Rondônia suspende aulas devido ao coronavírus, inicialmente por 15 dias, mesmo sem caso confirmado no estado

Publicada em


Anúncio foi feito em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (16), em Porto Velho.

Imagem da internet

 

O governo de Rondônia anunciou que as aulas da rede pública no estado ficarão suspensas inicialmente por 15 dias, a partir de terça-feira (17) podendo ser suspensas por mais 15. A medida faz parte do plano de contingenciamento contra o coronavírus. O estado ainda não tem nenhum caso confirmado para Covid-19.

 

O decreto da suspensão das aulas deve ser publicado pelo governo entre esta segunda-feira e terça-feira (17).

Segundo o secretário de Educação, Suamy Vivecananda Lacerda de Abreu, a determinação para suspensão das aulas vale para faculdades, creches e escolas privadas.

“O decreto será de 30 dias, mas nos 15 dias iniciais nós vamos estudar a situação do estado. Se tiver melhorado a questão de Covid-19 em 15 dias, nós retornamos com as aulas. Se não, ficará parado com 30 dias”, diz Suammy.



 

segundo a Secretaria Estadual de Saúde. No fim de semana, o governador Marcos Rocha se reuniu com a equipe do governo para elaborar um decreto com direcionamentos protetivos.

Onde procurar ajuda?

O secretário estadual de saúde, Fernando Máximo recomendou que a população priorize o isolamento. Apresentando os sintomas de coronavírus o correto é ligar para o Disk Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), que atende em todo estado pelo 0800 642 5398. Em Porto Velho também está disponível a linha 0800 647 1010.

Rondônia tem 24 casos suspeitos, sendo 13 em Porto Velho, oito em Ariquemes, um em Ji-Paraná e dois em Vilhena. Entre os casos suspeitos estão pessoas de 20 a 50 anos e apenas uma criança.

 

 

Por Ana Kézia Gomes e Jonatas Boni, G1 RO