O Governo de Rondônia recebeu nesta quinta-feira (19), no Palácio Rio Madeira (PRM), em Porto Velho, a visita institucional da embaixadora da Venezuela no Brasil, María Teresa Belandria Expósito. Em dois anos e meio no Brasil, esta é a primeira vez que a embaixadora visita oficialmente o Estado.
A embaixadora cumpre uma agenda oficial de três dias em Rondônia, onde serão feitos encontros com migrantes venezuelanos para tratar sobre a gestão da embaixada no país e os serviços oferecidos por meio do portal na internet, além de emissões de atestados de estado civil.
María Teresa, acompanhada pelo ministro conselheiro, Thomas Silva e pelo representante da embaixada venezuelana no Rio de Janeiro, William Clavijo, foi recebida pelo secretário de gabinete da governadoria, coronel Raulino Ferreira, o gestor da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), José Hélio Cysneiros Pachá, a diretora adjunta do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Benedita Aparecida e a representante da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), Liana Silva.
Durante a reunião, María Teresa agradeceu o apoio do Governo de Rondônia aos migrantes venezuelanos no Estado e citou a Operação Acolhida, do Governo Federal, que busca a inserção social e econômica no país, incluindo o apoio por emprego e moradia.
A diretora do Detran, Benedita Aparecida relatou que muitos venezuelanos que estão em Porto Velho, tem procurado regularizar os documentos pessoais e a carteira de habilitação, para poder dirigir no país. A embaixadora venezuelana ressaltou que pelo portal da embaixada, as pessoas podem obter informações sobre os procedimentos para regularização dos documentos e estar regularizado no Brasil.
O ministro conselheiro, Tomas Silva, que estava na comitiva, agradeceu o auxílio do Governo do Estado pela receptividade e disse que o Brasil é um país exemplo no acolhimento e no reconhecimento do que acontece na Venezuela.
No encerramento da reunião, coronel Raulino Ferreira, agradeceu a embaixadora María Teresa pela visita e entregou um kit da Superintendência Estadual de Turismo (Setur). Ele ainda, colocou o Estado à disposição da embaixada venezuelana para futuras visitas oficiais.
Deixe seu comentário