Governo de Rondônia publica decreto que regulamenta o “Programa Vencer” para superação de vulnerabilidade socioeconômica

Publicada em


O lançamento do Programa Vencer pelo Governo de Rondônia aconteceu no auditório do Teatro Guaporé, em Porto Velho

 

Para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social e econômica, o Governo de Rondônia publicou  nesta terça-feira, no Diário Oficial do Estado de Rondônia (Diof), o Decreto Nº 28.876, de 29 de janeiro de 2024, que regulamenta o Programa de Desenvolvimento Socioeconômico, que será popularmente denominado Programa Vencer. Vinculado à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), a iniciativa busca impulsionar o ingresso no mercado de trabalho e também o empreendedorismo entre os mais carentes.

 

O programa possui três frentes de atuação: oferta de cursos gratuitos, distribuição de kits de equipamentos e insumos relacionados à área de capacitação, e auxílio financeiro temporário no valor de R$ 200 por mês, pagos em 12 vezes, exclusivamente via pagamento eletrônico instantâneo (PIX).

 

QUEM PODE SER BENEFICIADO?

Para participar do Programa Vencer é preciso ter todos os seguintes requisitos no momento da inscrição:



 

 

Será elegível ao Programa Vencer somente um Número de Identificação Social (NIS) por Código Familiar, em cada edição do Programa. Nos casos em que houver pessoa pertencente a grupo vulnerável, desde que cumpridos os demais requisitos, poderão ser inscritos mais de um NIS por Código. Considera-se grupo vulnerável:

 

  • Beneficiárias do Programa Mulher Protegida;

  • Catadores de materiais recicláveis;

  • Mães atípicas;

  • Pessoas com deficiência; e

  • Outros grupos a serem definidos por Portaria específica da Seas.

 

FUNCIONAMENTO

O Programa Vencer funcionará através de centros de ensino e instituições de desenvolvimento e pesquisa; e unidades móveis itinerantes ou integradas ao Programa. Os bens, equipamentos e insumos só serão doados para os que tiverem frequência igual ou superior a 90% do quantitativo total de aulas, sendo vedada a venda, aluguel ou cessão do bem doado. O beneficiário que alcançar 10% de faltas não justificadas terá o benefício interrompido, e poderá ser desligado do Vencer.

 

LANÇAMENTO

O lançamento do Programa Vencer pelo Governo de Rondônia, também aconteceu nesta terça-feira (30), no auditório do Teatro Guaporé, em Porto Velho, com a divulgação do investimento, áreas contempladas pela capacitação gratuita, e informações sobre como fazer a inscrição.

 

 

Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia