Com investimento do Governo de Rondônia, 105 meios de locomoção foram entregues na terça-feira (19/12), no município de Cacoal, com o objetivo de oferecer suporte em saúde e acessibilidade. Entre os itens estão desde bengalas a cadeiras de rodas motorizadas.
Para o governador Marcos Rocha, a entrega desses equipamentos significa mais qualidade de vida aos que estão enfrentando algum tipo de restrição da mobilidade.
‘‘Esses são equipamentos necessários para a população e essa entrega é uma forma do Governo de Rondônia ajudar as pessoas, desde crianças a idosos, a recuperarem a autonomia e mobilidade, e fortalecer a dignidade delas’’, salientou.
De acordo com informações da Sesau, o investimento nos meios de locomoção é de R$ 70 mil, beneficiando pessoas como a moradora de Cacoal, Marineuza Tenório, 60 anos, que foi contemplada com cadeira de rodas e cadeira de banho para a filha de 35 anos, que passou a ter dificuldade para ter mobilidade em decorrência de uma depressão pós-parto e não cumpriu os cuidados médicos necessários do período.
“É tudo muito difícil, ela ficou muito debilitada, e tem dificuldade até para comer, é igual uma criança. Só eu e o filho dela de 11 anos cuidamos dela. Estou muito feliz com esta ajuda, chegou em boa hora, graças a Deus”, contou emocionada.
EQUIPAMENTOS ENTREGUES
Em Cacoal foram entregues:
uma almofada em células de ar;
oito andadores sem rodas adulto;
52 cadeiras de banho;
uma cadeira de rodas motorizada;
uma cadeira de rodas padrão infantil;
13 cadeiras de banho com encosto reclinável;
três cadeiras de rodas especial adulto;
18 cadeiras de rodas padrão;
duas cadeiras de banho em concha infantil;
um andador infantil sem rodas;
uma bengala de quatro pontas;
duas cadeiras de rodas especial infantil ‘G’; e
duas cadeiras de rodas de grande porte.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha destacou que, o Governo de Rondônia tem dado condições, com aporte de recursos para a Sesau fazer atendimento humanizado de saúde.
”Esses equipamentos vão ajudar muito as pessoas que não tinham condição de adquiri-los para suprir a necessidade de mobilidade. Inclusive, identificamos casos de pessoas que se arrastavam utilizando skate”.
Fonte
Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário