Governo de Rondônia entrega certificados de qualificação profissional para mais 149 alunos do programa Vencer, em Porto Velho

Publicada em


Mais de 140 concluintes do Vencer receberam o certificado nessa quarta-feira

 

Em evento solene na noite de quarta-feira (7), no Instituto Estadual de Educação Carmela Dutra, em Porto Velho, o governo de Rondônia entregou, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, da Família, da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), mais 149 certificados a concluintes de oito cursos do programa Vencer. De iniciativa da Seas, o programa lançado em 2024 teve 2.804 alunos matriculados, dos quais 1.269 concluíram os cursos e 724 já receberam o kit para começar a trabalhar ou até mesmo empreender.

 

Ao participar da solenidade de entrega dos certificados, a secretária da Seas, Luana Rocha, reforçou a importância do programa destinado à qualificação e capacitação gratuita para quem pretende ingressar no mercado de trabalho ou empreender.

“Com o programa Vencer, além da capacitação gratuita, os participantes ainda têm direito a um auxílio mensal de R$ 200, durante um ano, recebem o kit profissional após a conclusão do curso e também orientação para ingressar de forma mais rápida no mercado de trabalho”, pontuou.

 

Após exercer algumas atividades na iniciativa privada, como controle de qualidade e embalagem de fábrica, aos 62 anos, Célia Batista é uma dos concluintes do curso de Confecção de Lingerie, profissão que ela afirma ter adquirido um pouco de experiência com a mãe, que costurava.

 “Meu propósito é trabalhar para o pessoal de casa mesmo”, disse.

 

A colega de turma, Daiane Caetano, 38 anos, quer seguir a profissão por ter ampliado o conhecimento e possibilitado nova visão sobre o mercado de trabalho. Desempregadas atualmente, ambas também consideraram o auxílio concedido pelo governo durante um ano como mais um incentivo, assim como os kits profissionais que deverão ser entregues a partir de julho, conforme informou a secretária Luana.



 

INVESTIMENTOS E OPORTUNIDADES

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o Vencer se destaca por abrir oportunidades a partir dos 16 anos, facilitando assim o primeiro emprego para o jovem; e melhor qualificação para os adultos que enfrentam dificuldades devido à grande concorrência.

“Foram 45 cursos ofertados em 13 áreas nesta etapa, dando oportunidade, inclusive, para as pessoas que estão trabalhando avaliarem suas habilidades e buscarem o aperfeiçoamento no programa Vencer”, ressaltou.

 

Com um ponto comercial na Zona Leste da Capital, Jéssica Kellen, 32 anos, mãe de três filhos, fez a matrícula no curso de Salgadeiro para aperfeiçoar sua habilidade na área, conhecer novas técnicas e formatos de salgados. Já a colega Sâmia Pereira, 40 anos, mãe de quatro filhos, que tem ponto comercial de artesanato na Zona Sul, disse que pretende paralelamente garantir uma nova fonte de renda atendendo encomendas de salgados.

“Foram três meses de muito aprendizado e agora vamos colocar em prática com uma nova visão”, afirmaram.

 

Desta vez, receberam o certificado os concluintes dos cursos de Assistente Financeiro, Assistente de Logística, Confeiteiro, Manicure e Pedicure, Maquiador, Salgadeiro, Confecção de Lingerie e Marcenaria. O investimento do governo nesta etapa foi de R$ 312.448.

 

Nesta quinta-feira, também na Escola Carmela Dutra, o governo entrega kits profissionais a 74 concluintes do Vencer, que receberam os certificados dos cursos de Marceneiro de Móveis sob Medidas, Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial, e Instalação de Ar Condicionado Tipo Split.

 

A expectativa do governo é abrir novas turmas, até o final deste mês, para três mil vagas. Participaram do evento, o gerente de Educação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Jair Santiago Coelho; coordenador do Vencer no Senai, Edson Mugrale de Oliveira Segundo; coordenador regional de Educação Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Uíliam Barros de Andrade; e vice-diretora do Carmela Dutra, Denise Andrade Martins de Azevedo.

 

 

 

Fonte

Texto: Veronilda Lima

Fotos: Rafael Mendes e Veronilda Lima

Secom – Governo de Rondônia