Governo de Rondônia em parceria com Operação Sorriso realiza cirurgias para pacientes com fissuras labiopalatinas

Publicada em


A ação realiza 25 cirurgias em pacientes com fissuras labiopalatinas

 

O programa Operação Sorriso vem a Rondônia pela 11ª vez para capacitar profissionais do estado e realizar 25 cirurgias em pessoas com fissuras labiopalatinas. A ação, que tem como objetivo fortalecer o acesso e a saúde pública, acontece de 29 de novembro a 2 de dezembro, em Porto Velho.

 

Mais de 40 profissionais de saúde, distribuídos entre 10 especialidades, participam do treinamento intensivo e especializado, com foco no atendimento multidisciplinar a pacientes com fissuras labiopalatinas. A iniciativa é lançada para as equipes do Núcleo de Fissurados de Rondônia (Nufis), do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro e do Hospital Infantil Cosme e Damião.

 

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a ação demonstra o empenho do estado com a saúde de todos.

“A ação busca oferecer um atendimento humanizado e com eficiência, garantindo que o estado se torne referência no cuidado integral a pacientes com fissuras labiopalatinas”, salientou.

 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, enfatizou a importante parceria com o grupo Operação Sorriso.



“Uma parceria que reflete o engajamento do governo em garantir um atendimento humanizado e especializado à população que necessita do serviço.”

 

CAPACITAÇÃO

O programa educativo desempenha um papel importante no aprimoramento de habilidades em diversas áreas da saúde, como cirurgia plástica, anestesia, enfermagem, fonoaudiologia, odontologia, psicologia, pediatria, genética, montagem de prontuários médicos e imagem técnica do paciente (PIT). Os treinamentos não apenas qualificam os profissionais para oferecer um atendimento mais humanizado e eficiente, mas também são destacados para que Rondônia avance no tratamento especializado, consolidando-se como referência no cuidado integral dos pacientes.

 

O coordenador do Núcleo de Fissurados de Rondônia, Felipe Leão destacou que, “nosso objetivo não é apenas transformar vidas por meio das cirurgias, mas também fortalecer a rede local de saúde, capacitando os profissionais para que possam atender, com excelência, às demandas dos pacientes da região.”

 

Além da capacitação, a Operação Sorriso realizou triagens, no dia 29 de novembro, e cirurgias, entre 30 de novembro e 1º de dezembro, no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro. Desde 2014, a organização já atendeu mais de 800 famílias em Porto Velho, com 466 cirurgias realizadas gratuitamente.

 

PROGRAMAÇÃO

(29/11) – Seleção de Pacientes: em um Centro Universitário, localizado na Rua Alexandre Guimarães, nº 1.927, Bairro Areal.

(29 e 30/11) – Internação de Pacientes: no Hospital Infantil Cosme e Damião, localizado na Rua Benedito de Souza Brito, nº 4.045, Bairro Industrial.

(30/11 e 1º/12) – Cirurgias: no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.766, Bairro Industrial.

 

Para dúvidas e informações, o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) deve se direcionar ao Núcleo de Fissurados de Rondônia, localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira, nº 3.766, Bairro Industrial, em Porto Velho.

 

 

 

Fonte

Texto: Lara Lívia

Fotos: Italo Ricardo e Leticia Sara

Secom – Governo de Rondônia