Governador Marcos Rocha oficializa sua candidatura à reeleição por Rondônia

Publicada em


Foto: Whatsapp/Reprodução

 

O Governador de Rondônia Coronel Marcos Rocha oficializou sua candidatura em evento ocorrido em Porto Velho, na Talismã 21, neste domingo, 24 de julho.

 

A Convenção foi realizada pelo União Brasil e Republicanos. O Governador sacramentou sua campanha à reeleição com a participação de apoiadores, simpatizantes e com a Talismã 21 lotada.

 

Prefeitos de várias cidades de Rondônia participaram da convenção, como Hildon Chaves (de Porto Velho), Aldo Junior de Rolim de Moura), Raíssa Bento (de Guajará-Mirim), Isaú Fonseca (de Ji-Paraná) e Carla Redano (de Ariquemes). O nome do candidato a vice não foi anunciado.

 

O Governador disse que pretende honrar o voto dos rondonienses em sua missão de continuar a conduzir o Estado de Rondônia por mais quatro anos, caso seja reeleito e pediu o apoio dos rondonienses.

 

“Tem gente que falou: ‘é improvável esse homem aí ser governador do estado’. Mas o meu Deus é o Deus dos improváveis, do impossível. Ele faz o impossível acontecer e hoje nós somos muito unidos e reunidos. Deus, pátria e família, esse tem que ser o nosso objetivo”.

 

Na Convenção do União Brasil e Republicanos o nome da deputada federal Mariana Carvalho foi anunciada como candidata ao Senado. Por enquanto não foi anunciado o nome do vice-governador que irá compor chapa com Marcos Rocha.

 

Quem é Marcos Rocha?

 

Filho de Antônio dos Santos e Lucília da Rocha Santos, ambos já falecidos, Marcos Rocha é natural da cidade do Rio de Janeiro, mas mudou-se para Rondônia aos 21 anos de idade.

 

Aos 18 anos, Marcos Rocha ingressou no Exército Brasileiro como recruta e, por cursar Análise de sistemas e Processamento de dados no Centro de Estudos de Pessoal do exército, prestou concurso para o Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR/RJ), ingressando no curso, fez opção pela Arma Azul Turquesa, Arma de Engenharia. No Exército, serviu na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) e no 1º Batalhão de Engenharia de Combate, sediado no histórico bairro de Santa Cruz, sede da Fazenda Imperial, atual Batalhão-Escola de Engenharia, no Rio de Janeiro.



 

Em 1989 e com 21 anos de idade, prestou concurso para oficial da Polícia Militar de Rondônia (PMRO),[6] onde participou de vários cursos operacionais e administrativos. Já na capital rondoniense, graduou-se em administração pela Faculdade São Lucas (FSL) em 2004, trabalhou como professor titular na mesma instituição entre os anos de 2005 e 2008, e especializou-se em Metodologia do Ensino Superior no ano de 2006.

 

Além disso, também atuou como diretor do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Rondônia, como Secretário Municipal de Educação de Porto Velho (Semed) e, em dezembro de 2014, ocupou o cargo titular na Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejus) em Rondônia.

 

Marcos Rocha é casado com Luana Rocha e tem quatro filhos: Gabriel, Rafael, Rodrigo e Júlia.

 

Trajetória política:

 

Policial Militar da Reserva, Marcos Rocha estreou na política ao candidatar-se ao governo do estado de Rondônia pelo Partido Social Liberal (PSL) em 2018, tendo como vice o empresário Zé Jodan que foi candidato à prefeitura de Rolim de Moura em 2016 e chegou a ser o pré-candidato ao governo de estado. Nas pesquisas, Marcos Rocha aparecia atrás de Expedito Júnior do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), do senador Acir Gurgacz do Partido Democrático Trabalhista (PDT) e de Maurão de Carvalho do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), estando apenas com 8% das intenções de voto na última pesquisa anterior à eleição.

 

No dia 7 de outubro de 2018, primeiro turno das eleições gerais no Brasil, Marcos Rocha alcançou a soma de 183.691 votos (23,99% dos votos válidos), contra 241.885 votos (31,59% dos votos válidos) de Expedito Júnior e 173.690 votos (22,69% dos votos válidos) de Maurão de Carvalho, indo para o segundo turno pelo governo de Rondônia. Já no segundo turno, Marcos Rocha venceu o candidato do PSDB ao angariar 530.188 votos, o equivalente a 66,34% dos votos válidos, e elegeu-se governador do estado de Rondônia.

 

???????????????????????????????????????? ???????????????????????????????? ????????????????????.

Porto Velho, Rondônia.

✍️@jornalistavictoriabacon

Governador Marcos Rocha em evento do União Brasil – Foto: Assessoria/Arquivo