Governador Jorge Teixeira é a única cidade de RO sem rede de distribuição, diz IBGE

Publicada em


Cidade de Governador Jorge Teixeira, em Rondônia — Foto: Divulgação/Prefeitura

 

A cidade de Governador Jorge Teixeira (RO) é a única do estado sem rede geral de distribuição de água, segundo Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) divulgada nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

Os dados são do PNSB de 2017. Segundo o IBGE, a 37 municípios rondonienses têm distribuição de água através de entidade estadual; outros nove municípios eram responsáveis pelo próprio abastecimento e, em quatro outros, o abastecimento era feito por entidade privada.

 

Na época da pesquisa, o único município sem o serviço de abastecimento de água foi Governador Jorge Teixeira, que tem cerca de 10 mil habitantes. Em São Francisco do Guaporé, a rede de distribuição estava em implantação.



 

A pesquisa indica ainda:

Rondônia tinha sete mil quilômetros de rede de distribuição de água em 2017, sendo mais de 234 mil unidades atendidas

Dos 41 municípios com captação superficial de água doce, em cinco ocorreram poluição e/ou contaminação

Em outros dez municípios com captação em poço profundo não foi identificada contaminação.

 

Saneamento e esgoto

 

Na quarta-feira (22), o IBGE também revelou que apenas seis municípios de Rondônia têm rede coletora de esgoto. São eles: Porto Velho, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Cacoal, Cerejeiras e Guajará-Mirim.

 

Em Rondônia havia 26.310 unidades que contribuíam para o faturamento do serviço de esgotamento sanitário, sendo 22.736 unidades residenciais. Os números são maiores que os identificados em 2008, quando foram detectados 8.596 unidades contribuindo com o faturamento.

 

POR G1 RO