Governador assina decreto criando Batalhão de Policiamento Tático de ação e reação ao crime organizado – BPTAR

Publicada em


Governador assina decreto criando Batalhão de Policiamento Tático de ação e reação ao crime organizado – BPTAR

 

Em solenidade realizada ontem, 28, às 17 horas, no Quartel do Comando-Geral da Polícia Militar de Rondônia, em Porto Velho, o governador do Estado, coronel PM Marcos Rocha, assinou o decreto 29.136 de 28 de maio de 2024, criando e ativando o Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado – BPTAR, Batalhão sargento PM Márcio Rodrigues da Silva. O novo Batalhão é especializado no combate ao tráfico internacional de drogas, extorsão, crime organizado e outras atividades criminosas que afetam a segurança pública.

 

O objetivo com a implementação dessa unidade especializada, segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel PM Regis Braguin, é combater de maneira mais eficaz os diferentes tipos de crimes organizados e promover a integração de ações, bem como o uso de estratégias específicas. A iniciativa faz parte de um plano mais amplo de segurança, que inclui investimento em tecnologia, treinamento e inteligência policial. A medida é uma resposta às crescentes demandas da população por maior segurança e justiça.

 

No BPTAR está inserido o GIRO – Grupo de Intervenção Rápida Ostensivo, composto por equipes de moto patrulhamento tático, assim definidas devido a sua formação com no mínimo quatro policiais militares. E ainda, por equipes de apoio para a condução dos presos em viaturas com cubículo, seguindo sempre as diretrizes doutrinárias de uma equipe de patrulhamento tático.

 

Homenagem

O nome do Batalhão de Policiamento Tático de Ação e Reação ao Crime Organizado – BPTAR, Batalhão sargento PM Márcio Rodrigues da Silva, é uma homenagem ao sargento PM Rodrigues que incorporou as fileiras da Polícia Militar de Rondônia (PMRO) em 01/12/2006 e desde o início de sua carreira militar labutou no Batalhão Belmont, onde devido sua perspicácia, comprometimento e integridade passou a compor o Pelotão de Força Tática.

 

No dia 03/10/2020, durante atendimento a uma ocorrência em uma área rural na região de Mutum Paraná, foi alvejado e infelizmente veio a óbito. No pátio de formaturas, a Polícia Militar apresenta a nova grafia das viaturas que visa aumentar sua visibilidade e reconhecimento pelos cidadãos, fortalecendo a presença e a sensação de segurança nas comunidades.

 

Armamentos e viaturas

Foram entregues ao novo Batalhão, pelo governador do Estado, nove viaturas novas, 4×4, nove fuzis, CALIBRE 5,56, marca Taurus T4, adquiridos com recursos de emenda parlamentar do Deputado Estadual Cirone Deiró, 10 fuzis, CALIBRE 5,56, IWI Arad, fabricação Israelenses, adquiridos com recursos de Fundo Estadual de Segurança Pública/SESDEC, quatro fuzis, CALIBRE 7,62, ARX200 Beretta, fabricação Italiana, adquiridos com recursos de Fundo Estadual de Segurança Pública/SESDEC, munições de vários calibres, granadas e equipamentos de Menor Potencial ofensivo, adquiridos com recursos de Fundo Estadual de Segurança Pública/SESDEC.

 

Nova visibilidade

Na mesma solenidade, foram apresentadas a nova plotagem das viaturas da Polícia Militar A viatura da radiopatrulha, a mais comum e responsável pelo patrulhamento tradicional e atendimento aos chamados do 190, agora apresenta laterais em azul, cor emblemática da PMRO. A palavra “POLÍCIA” foi ampliada, tornando-a legível mesmo a longas distâncias. Os traços do Forte Príncipe da Beira, nas cores da bandeira do estado, são visíveis nas portas, capô e tampa traseira, simbolizando o compromisso da instituição com a preservação história de nosso Estado.

 

As viaturas de policiamento especializado, como do BOPE, CHOQUE, Força Tática, Policiamento Ambiental, PATAMO, BPTAR, entre outras, Foram ajustadas à nova identidade, mantendo as características essenciais de cada modalidade.

 

Discurso do coronel PM Regis Braguin, Comandante-Geral da Polícia Militar de Rondônia, no dia da criação do BPTAR



 

É com imenso orgulho e grande honra que estamos aqui hoje para inaugurar um marco na história da segurança pública de nosso estado: o Batalhão de Policiamento Tatico de Ação e Reação ao Crime Organizado (BPTAR), especializado no combate às facções criminosas. Este é um momento de transformação, um sinal claro de que não recuaremos diante do crime organizado, mas sim, avançaremos com determinação e força.

 

Gostaria de iniciar este discurso enaltecendo o governador, cuja visão e coragem foram fundamentais para a realização deste projeto. Governador coronel Marcos Rocha, o senhor tem demonstrado um compromisso inabalável com a segurança e o bem-estar de nosso povo. Sua liderança tem sido uma fonte de inspiração e uma prova de que, com vontade política e ação firme, é possível construir um futuro mais seguro para todos nós.

 

O BPTAR, o novo Batalhão de Polícia Militar que inauguramos hoje é uma resposta direta e contundente às ameaças que as facções criminosas representam para nossa sociedade. Equipado com o que há de mais moderno em tecnologia e com um corpo de policiais preparados, grande parte cursados na área e os demais que farão cursos são destaques operacionais nas ruas, serão a linha de frente na luta contra o crime organizado.

 

GIRO

Cada policial aqui presente foi rigorosamente selecionado e preparado para enfrentar as mais diversas e complexas situações que o combate ao crime organizado exige. Eles estão prontos para agir com coragem, inteligência e eficiência, protegendo nossa comunidade e garantindo a ordem e a paz.

Este batalhão não é apenas uma instituição, mas sim, uma declaração de nossa determinação em proteger cada cidadão, cada família, cada esquina de nosso estado. A criminalidade não terá mais espaço para se esconder. Nossa resposta será rápida, firme e implacável.

 

Quero também ressaltar a importância da colaboração entre as diferentes esferas de governo e da sociedade civil. O combate ao crime é uma responsabilidade compartilhada e, com a união de esforços, seremos ainda mais fortes. Agradeço a todos que se dedicaram a tornar este Batalhão uma realidade: principalmente cada policial militar que compõe o Batalhão, o secretário de Segurança Pública, coronel BM Vital e o Governador do Estado pela visão destemida e confiança depositada ao comando da PM.

 

Senhoras e senhores, estamos escrevendo uma nova página na história de nosso estado. Um capítulo onde a segurança, a justiça e a paz prevalecem. Juntos, sob a liderança do governador coronel PM Marcos Rocha, faremos a diferença. Este batalhão é uma prova concreta de que não toleraremos o crime e que estamos prontos para proteger e servir com excelência.

 

Gostaria agora de compartilhar com todos a Oração do Patrulheiro Tático, que guiará os passos de nossos bravos policiais:

“Senhor Deus,

Vós que tudo comandais;

Vós que guiais Teus soldados pelos caminhos da dignidade e da vitória;

Concedei-nos a força e a coragem para lutar;

A perseverança dos bravos;

A humildade dos heróis;

E a fé que nos torna invencíveis;

Concedei-nos também, Senhor,

No fragor do combate,

Ainda que seja grande a tormenta e nossos corações,

A Tua incomparável honra;

A Tua infinita justiça;

E a Tua fiel lealdade;

Para que o mal sucumba para sempre diante de nós.

Amém.”

Minha Fé:

“…um dia Ele (Jesus) virá, como igreja eu vou me encontrar com Jesus! Mas que em meu coração,

Cristo seja o centro e que todo meu ser mostre quem Ele é!…”

Governador coronel Marcos Rocha, aqui está um homem livre de qualquer vaidade, mais que isso, aqui existe um homem servo e destemido no comando da PM, pronto para o combate juntamente com a tropa da PMRO proteger a sociedade e servir ao Estado de Rondônia sob seu comando!

Muito obrigado a todos e que Deus abençoe nosso trabalho e nossa missão.

 

Governador assina decreto criando Batalhão de Policiamento Tático de ação e reação ao crime organizado – BPTAR

 

 

Texto: Lenilson Guedes

Fonte: Polícia Militar de Rondônia/PMRO