Um produtor rural levou um susto quando percebeu que em um dos ovos que estava chocando em uma galinha comum, nasceu uma galinha d’angola com quatro patas, na manhã de terça-feira,3, na linha 632 km 33 zona rural de Jaru (RO), cerca de 290 km de Porto Velho; segundo Valdomiro, ele precisou ajudar a quebrar a casca do ovo para que fosse possível retirar o pintinho, a surpresa veio quando ele notou que estava com quatro patas.
Ainda segundo Valdomiro Repouso de Oliveira, o pintinho galinha d’angola nasceu vivo e, até a publicação desta matéria continuava vivo.
Em 2023 nessa mesma propriedade nasceu um pintinho duas cabeças e com três olhos.
Segundo infirmações do Google, uma galinha pode nascer com quatro patas devido a uma malformação congênita chamada polimelia, que faz com que o animal tenha mais membros do que o normal.
Outras razões para um animal nascer com mais patas do que o normal podem ser: Alteração genética durante o processo embrionário, Ovo com duas gemas, Fusão de dois embriões dentro do ovo.
Animais que nascem com deformidades, como o caso de uma galinha com quatro patas, podem ter dificuldade para sobreviver. A qualidade de vida do animal depende de como a alteração genética afetará o seu cotidiano, como se alimentar, beber água e fazer as suas necessidades fisiológicas.
Segundo o site InfoEscola, a galinha-d’angola (Numida meleagris), também conhecida como galinha-do-mato, capote, guiné ou pintada, é uma ave pertencente à ordem Galliforme, oriunda da África, mais precisamente da região ao sul do Saara, e foi introduzida no Brasil na época da colonização portuguesa.
São encontrados três tipos, com relação às características físicas:
- Pedrês: mais comum; é cinza com bolinhas brancas;
- Inteiramente branca;
- Pampa: resultado do cruzamento das duas anteriores.
São extremamente agitadas, barulhentas, sendo seu grito “tô-fraco” inconfundível. Locomovem-se em bando e são muito organizadas: cada grupo tem seu líder, fácil de ser detectado no momento da alimentação; enquanto o bando se alimenta, o líder vigia, começando a comer apenas após de verificar se está tudo em ordem.
Portal p1
Fontes das informações adicionais/ infoescola/wikipedia/archive/mercadolivre/o mundo dos animais/ Google
Deixe seu comentário