Funcionários municipais se vestem de preto em sinal de luto pela não comemoração do Dia do Servidor Público

Publicada em


Foto: Divulgação

 

Pegou mal a vergonhosa decisão do executivo municipal jaruense, pela primeira vez na história do município, não permitir que os funcionários municipais pudessem comemorar de forma plena o Dia do Servidor Público, único dia do ano alusivo ao Funcionário Público. Em praticamente todas as repartições públicas municipais os funcionários se vestiram de preto em sinal de luto devido ao fato da administração considerar o Carnaval (que não ocorre em Jaru há muitos anos) mais importante que eles, uma vez que foram concedidos dois dias de Ponto Facultativo no período carnavalesco e quando se aproximou o Dia do Servidor Público, a gestão municipal emitiu uma Comunicação Interna ordenando trabalho normal como se nada estivesse acontecendo.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindsmuj) avaliou a decisão como um suposto boicote ao servidor, pois dos 52 municípios rondonienses, apenas em Jaru houve trabalho normal para servidores municipais. Durante a sessão que ocorreu na Câmara Municipal nesta segunda-feira (28), o presidente do Sindsmuj, Wellington Almeida de Souza usou a tribuna do parlamento e denunciou uma série de ações consideradas ilegais e que, segundo disse, estaria ocorrendo com a categoria a qual representa.

Todos os vereadores presentes que fizeram uso da palavra parabenizaram os servidores jaruenses que desempenham as suas funções nos poderes Executivo e Legislativo e foram unânimes em dizer que o serviço público merece respeito e que a data alusiva ao mesmo deve ser celebrada. Nenhum vereador parabenizou o prefeito pela atitude. Muito pelo contrário. Todos que se manifestaram foram unânimes em dizer que é imprescindível que a Câmara Municipal de Jaru faça um projeto que defina com clareza como deve ser celebrado o Dia do Servidor Público, evitando assim que nos próximos anos a data possa ser propositalmente esquecida.



O Sindsmuj contesta a administração quanto à legalidade da Comunicação Interna expedida determinando trabalho normal em todas as repartições públicas municipais no dia do Servidor Público e entrará com uma ação judicial para garantir o Cumprimento da Lei Federal quanto ao Ponto Facultativo no Dia do Funcionário Público. O principal questionamento que se faz no momento é

“Por que o Carnaval de 2019 mereceu dois dias de Ponto Facultativo e o Dia do Servidor nenhuma lembrança?”, questiona o Sindsmuj.

Os servidores municipais de Jaru postaram nas principais redes sociais existentes imagens onde aparecem de preto em sinal de luto. Porém, o Sindsmuj optou por divulgar as fotos na imprensa com uma tarja no rosto dos funcionários, evitando assim a identificação dos mesmos e, possivelmente, algum tipo de represália.

 

FONTE: SINDSMUJ
Em contato com o chefe de comunicação da Prefeitura Municipal de Jaru Gil Alves, foi dito ao Jornal Eletrônico PortalP1 que o objetivo da administração é atender a população de Jaru, ” Toda as unidades básicas funcionou, as escolas funcionaram” disse.
Os feriados que não são do calendário nacional, podem sofrer interferências através de decreto, como o que foi expedido pela atual administração.