Funarte lança a 2ª edição do Festival Acessibilidança Virtual com 25 espetáculos premiados

Publicada em


Performances premiadas da Região Norte abrem a 2ª edição do Festival Acessibilidança Virtual

O mês de junho chegou com muita novidade para os apaixonados pela dança. A Funarte lança, nesta quarta-feira, dia 8 de junho, a 2ª edição do Festival Acessibilidança Virtual, com performances premiadas da Região Norte. Espetáculos das demais regiões do país serão exibidos em breve.

 

TA – Sobre Ser Grande, do Corpo de Dança do Amazonas (AM), abre oficialmente o evento. Segundo o renomado diretor Mário Nascimento, a montagem é inspirada no povo Tikunas, originário do Amazonas e que ocupa grandes dimensões da floresta. As performances Acesso Concedido, do Pará; Graúna – Viver de Carimbó, também do Pará; Batuques da Floresta, de Rondônia; e Sobre Si, de Tocantins, serão as próximas a serem lançadas na plataforma digital.



 

O Festival, sucesso em 2021, traz mais 25 espetáculos inéditos com foco na acessibilidade e na inclusão. Todos os vídeos contam com recursos de audiodescrição e Libras, e podem ser acessados no canal da Fundação no YouTube. As estreias vão acontecer às quartas e sextas-feiras, às 20h. A iniciativa é fruto dos resultados do Edital Dança Acessível – Prêmio Festival Funarte Acessibilidança Virtual.

 

Dia 24 de junho, o Grupo Acemda, de Rondônia (RO), lança Batuques da Floresta. Mesclando danças indígenas tribais e afro-brasileiras, o espetáculo visa valorizar a cultura dos povos tradicionais que vivem na Floresta Amazônica, como os indígenas Nambiquaras e os remanescentes quilombolas. O intuito é apresentar um espetáculo com energia e alegria, cheio de ritmo, que contagia o público.