
Na tarde de segunda-feira, dia 17, o presidente do Tribunal de Justiça de Rondônia, desembargador Raduan Miguel Filho, recebeu no Fórum Digital de Candeias do Jamari, os desembargadores mineiros Maurício Pinto Ferreira e Henrique Abi-Ackel, que vieram conhecer de perto o projeto que inspirou o TJ Minas Gerais adotar a mesma alternativa de inclusão digital dos cidadãos rondonienses premiada com um Innovare, o Oscar da Justiça brasileira.
“É uma honra recebê-los aqui, sobretudo por saber que o TJMG se interessou de pronto pelo projeto e sempre deu o devido crédito para o nosso tribunal, no pioneirismo e na inovação”, destacou Raduan Miguel, que foi acompanhado pelos juízes Rinaldo Forti da Silva, secretário-geral do TJRO, e Johnny Gustavo Clemes, vice-diretor da Escola da Magistratura de Rondônia (Emeron).
Impressionados com o número de parceiros envolvidos no Fórum Digital, os desembargadores reforçaram novamente o exemplo de RO em prol da população.
“Sem contar que o espaço é muito acolhedor e digno”, observou o desembargador Maurício.
“Só temos que aplaudir essa iniciativa que de fato aproxima o cidadão do Judiciário”, pontuou o desembargador Abi-Ackel.
Cronograma Mineiro
Recentemente o TJMG inaugurou o Fórum Digital do Município de Fronteira, no qual marcou a expansão da instalação de unidades que ampliam o acesso à Justiça para quem mora distante das sedes das comarcas. Durante a inauguração, o TJRO foi mencionado pelo presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.
“Os Fóruns Digitais” nasceram após uma viagem ao Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO). Na época, o nosso superintendente de Tecnologia da Informação, desembargador André Leite Praça, nos informou sobre os Fóruns Digitais, que já eram utilizados no Estado de Rondônia. Gostamos da ideia e a trouxemos para Minas Gerais”, lembrou.
Em Minas já são seis fóruns digitais. Além de Fronteira, também estão presentes nos municípios de Padre Paraíso (Comarca de Araçuaí); Papagaios (Comarca de Pitangui); Lagoa Grande (Comarca de Presidente Olegário); Venda Nova (Comarca de Belo Horizonte); e Coluna (Comarca de São João Evangelista). Outros 20 estão previstos para serem instalados.
Cronograma Rondoniense
O Tribunal de Justiça de Rondônia se prepara para a instalação do nono fórum, na cidade de Chupinguaia, todos dotados de tecnologia para viabilizar atendimentos remotos com o Judiciário e com instituições parceiras.
No local também é possível participar de audiências virtuais, consultar processos, entre outros serviços sem a necessidade de deslocamento para um fórum convencional.
Rondônia já tem oito em pleno funcionamento: Candeia do Jamari, Alto Paraíso, Itapuã D’oeste, Mirante da Serra, Distrito de Extrema (Porto Velho), Cujubim, Campo Novo e Monte Negro. Outro município deve receber uma unidade no próximo mês de março: Chupinguaia, no sul do Estado.
Outras oito unidades estão planejadas para serem implementadas, nos distritos de Calama, União Bandeirantes e Abunã, na capital; e nos municípios de Vale do Anari, Seringueiras, Alto Alegre dos Parecis e São Felipe D’Oeste.
Fonte: Tribunal de Justiça de Rondônia
Deixe seu comentário