A nova ferramenta tecnológica “Heart Team Virtual”, desenvolvida pela equipe de hemodinâmica do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, em Porto Velho tem como objetivo facilitar a discussão de casos clínicos desafiadores, permitindo a participação de cardiologistas da Rede Pública de todo o Estado, sem a necessidade de deslocamentos, o hospital se torna referência em estudo de casos complexos de intervenção e cirurgia cardíaca em Rondônia, inovando a abordagem no tratamento de casos com a ferramenta.
Há cinco anos, o “Heart Team” – grupo formado por médicos especialistas em diferentes áreas da Cardiologia, realizava reuniões presenciais semanais, com cardiologistas, cirurgiões cardíacos e hemodinamicistas. Com a versão virtual, a equipe amplia seu alcance, beneficiando pacientes em todo o Estado. Antes da implementação da ferramenta, muitos pacientes precisavam ser transferidos para o Hospital de Base, o que resultava em custos adicionais e prolongava o tempo de internação.
De acordo com o diretor técnico do Hospital de Base, Cristiano Almeida, a implementação diminui o tempo para definição do diagnóstico e do melhor procedimento para o paciente, além de saber se realizará cirurgia cardíaca aberta em Rondônia, fora do Estado por meio de Tratamento Fora de Domicílio (TFD)/convênio ou se o procedimento será realizado por hemodinâmica, o que possibilitaria a realização na Macrorregião II (Cacoal), sem necessidade de vir para a Capital. As discussões de casos ocorrem sempre antes das cirurgias, porque é exatamente por meio das reuniões do “Heart Team Virtual” que são definidos o diagnóstico final e o procedimento necessário” pontuou.
IMPLANTAÇÃO E INAUGURAÇÃO DO SISTEMA
A primeira reunião do “Heart Team Virtual” realizada com a equipe de cardiologia do Hospital Regional de Vilhena, em 3 de abril de 2024 foi um sucesso, demonstrando sua viabilidade e eficácia. Qualquer equipe de cardiologia do Estado pode participar do grupo especializado, bastando entrar em contato com a equipe de hemodinâmica da Totalcor/Hospital de Base Ary Pinheiro.
O novo sistema permite a discussão de casos de doença coronária, doenças das válvulas cardíacas, arritmias complexas, doenças cardíacas congênitas e outras condições cardíacas que requerem decisões complexas sobre tratamentos cirúrgicos ou por cateter.
Para o titular da Secretaria de Estado da Saúde, Jefferson Rocha, a tecnologia é uma grande aliada na entrega de serviços de saúde para a população.
“A ferramenta representa um avanço significativo no atendimento cardíaco em Rondônia, oferecendo uma abordagem colaborativa e especializada para o benefício dos pacientes em todo o Estado”, concluiu.
Fonte
Texto: Alisom Brito
Fotos: Lara Lívia e Frank Nery
Secom – Governo de Rondônia
Deixe seu comentário