Família Tiengo está novamente na final do Concurso Nacional de Cacau Especial, desta vez em duas categorias

Publicada em


Família Tiengo está novamente na final do Concurso Nacional de Cacau Especial, desta vez em duas categorias

 

A família Tiengo, do produtor de Jaru Deoclides Pires da Silva, está novamente na final do Concurso Nacional de Cacau Especial em 2023, neste ano em duas categorias: Blend (Mistura) e Varietal.

 

A entrega das amostras do 5º Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade se encerraram no último dia 18 de agosto no Centro de Inovação do Cacau em Ilhéus/BA. O resultado da primeira fase das análises físico-químicas foi divulgado neste domingo (24/09) e o nome do senhor Deoclides apareceu nas duas categorias.

 

A análise sensorial acontecerá no período de 10 de outubro a 18 de novembro de 2023 no Centro de Inovação do Cacau e a cerimônia de premiação será no próximo dia 24 de novembro no Centro de Convenções de Ilhéus/BA.

 

O cacau do produtor jaruense Deoclides Pires foi eleito em novembro de 2022 o melhor do Brasil, na categoria Varietal, no 4º Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil – Sustentabilidade e Qualidade, que teve a sua cerimônia de premiação realizada em Belém (PA).



 

O Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil, que é organizado pelo Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial (CNQCE) e executado pela Centro de Inovação do Cacau em parceria com a Ceplac, funciona também como classificatória para o Cocoa of Excellence (CoEx), premiação internacional realizada bienalmente em Paris na França.

 

No evento foram disputadas as três melhores amêndoas de cacau produzidas no País, por meio das categorias: Mistura (Blend) e Varietal, ambas em amostras de chocolates. Além de Rondônia, também concorreram os estados do Pará, Bahia e Espírito Santo, onde se concentram os produtores da cultura agrícola.

 

Segundo Deoclides da Silva, além de ser mais um importante reconhecimento em sua carreira no setor agrícola, o prêmio é a elevação de um trabalho duradouro feito com compromisso e disposição.

 

Deoclides também está na final do Concacau, concurso de qualidade de cacau de Rondônia. Organizado pelo Governo do Estado, a premiação do Concacau está marcada para o próximo dia 29 de setembro, no Bosque Beira Rio, em Jaru.

 

Em Jaru, Deoclides possui lavoura e comercializa seus produtos por meio de uma agroindústria familiar, onde é fabricado o Chocolate Tiengo, nome dado em homenagem a sua esposa, matriarca da família Tiengo. Os produtos Tiengo vêm fazendo grande sucesso pela alta qualidade.

 

 

 

Fonte: Anoticiamais