A família Tiengo, do produtor de Jaru Deoclides Pires da Silva, está novamente na final do Concurso Nacional de Cacau Especial em 2023, neste ano em duas categorias: Blend (Mistura) e Varietal.
A entrega das amostras do 5º Concurso Nacional de Cacau Especial – Sustentabilidade e Qualidade se encerraram no último dia 18 de agosto no Centro de Inovação do Cacau em Ilhéus/BA. O resultado da primeira fase das análises físico-químicas foi divulgado neste domingo (24/09) e o nome do senhor Deoclides apareceu nas duas categorias.
A análise sensorial acontecerá no período de 10 de outubro a 18 de novembro de 2023 no Centro de Inovação do Cacau e a cerimônia de premiação será no próximo dia 24 de novembro no Centro de Convenções de Ilhéus/BA.
O cacau do produtor jaruense Deoclides Pires foi eleito em novembro de 2022 o melhor do Brasil, na categoria Varietal, no 4º Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil – Sustentabilidade e Qualidade, que teve a sua cerimônia de premiação realizada em Belém (PA).
O Concurso Nacional de Qualidade do Cacau Especial do Brasil, que é organizado pelo Comitê Nacional de Qualidade de Cacau Especial (CNQCE) e executado pela Centro de Inovação do Cacau em parceria com a Ceplac, funciona também como classificatória para o Cocoa of Excellence (CoEx), premiação internacional realizada bienalmente em Paris na França.
No evento foram disputadas as três melhores amêndoas de cacau produzidas no País, por meio das categorias: Mistura (Blend) e Varietal, ambas em amostras de chocolates. Além de Rondônia, também concorreram os estados do Pará, Bahia e Espírito Santo, onde se concentram os produtores da cultura agrícola.
Segundo Deoclides da Silva, além de ser mais um importante reconhecimento em sua carreira no setor agrícola, o prêmio é a elevação de um trabalho duradouro feito com compromisso e disposição.
Deoclides também está na final do Concacau, concurso de qualidade de cacau de Rondônia. Organizado pelo Governo do Estado, a premiação do Concacau está marcada para o próximo dia 29 de setembro, no Bosque Beira Rio, em Jaru.
Em Jaru, Deoclides possui lavoura e comercializa seus produtos por meio de uma agroindústria familiar, onde é fabricado o Chocolate Tiengo, nome dado em homenagem a sua esposa, matriarca da família Tiengo. Os produtos Tiengo vêm fazendo grande sucesso pela alta qualidade.
Fonte: Anoticiamais
Deixe seu comentário