Facções criminosas estão presente em Governador Jorge Teixeira e mais 20 municípios de Rondônia, aponta o estudo do fórum brasileiro de segurança pública

Publicada em


Foto: Arquivo portal p1

 

  • Um levantamento aponta que 21 municípios de Rondônia sofrem com atuação de facções criminosas

 

De acordo com o estudo do fórum brasileiro de segurança pública, as facções criminosas estão atuando em 178 municípios da Amazônia Legal, desse total o levantamento aponta a presença de facções criminosas em 21 municípios de Rondônia, de acordo com o estudo, 15 são controlados por alguma facção criminosa, Nova Mamoré, Campo Novo de Rondônia, Governador Jorge Teixeira, Guajará Mirim, Ji-Paraná, Nova Brasilândia, Alta Floresta, Rolim de Moura, Primavera de Rondônia, Vilhena, Colorado do Oeste, Cabixi, Pimenteiras do Oeste, Cerejeiras e Corumbiara ainda de acordo com o levantamento o controle de seis municípios são disputados por grupos criminosos,  Chupinguaia, Novo Horizonte, São Francisco do Guaporé, Costa Marques, Seringueiras e Porto Velho.



 

De acordo com o levantamento do fórum brasileiro de segurança pública, três grupos criminosos com origem no sudeste atuam em Rondônia, para os pesquisadores o estado está localizado numa região estratégica, para o tráfico de drogas e o contrabando de madeiras, segundo o levantamento, o controle dessa rota Guajará Mirim e Porto Velho é disputado por duas facções criminosas.

 

A presença de grupos criminosos, impacta na violência e no tráfico de drogas em toda amazônia legal. Dados da Polícia Federal mostram que em 2023 foram lavrados 15 flagrantes e seis operações de combate ao tráfico de drogas, cumprindo 282 mandados judiciais, com 64 mandados de prisões, entre os presos integrantes de facções criminosas além de 154 mandados de busca e apreensão.

 

O anuário brasileiro de segurança pública divulgado em julho deste ano mostrou que Rondônia ficou entre os dez estados do país com os maiores índices de mortes violentas em 2022, com a média de 34,3 mortes por 100 mil habitantes, já entre os estado do norte, Rondônia foi apontado como terceiro em número de mortes violentas.

 

Para o coordenador do grupo de atuação especial de combate ao crime organizado, os faccionados de grupos criminosos se reproduzem com rapidez nas deficiências sociais.

 

O promotor Anderson Batista de Oliveira disse que não há nenhum município de Rondônia controlado por facções criminosas.

 

De acordo com o estudo do fórum brasileiro de segurança pública, Rondônia têm o menor número de municípios em disputa por facções criminosas.

 

 

 

Fonte: portal p1, com informações do estudo FBSPRO