
O Bosque Municipal de Ouro Preto do Oeste será palco, no próximo domingo (07/09), da 15ª edição da Noite Alternativa. O evento, que começa a partir das 18h30, logo após o desfile cívico, consolida-se como um marco cultural na região, oferecendo um espaço para a conexão entre artistas e público que buscam opções além dos gêneros tradicionais. Esta edição especial, viabilizada por recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio do edital 001/2025 da SEMCET, é fruto de uma conquista coletiva da classe artística local.
Criado em 2017, o evento surgiu para preencher uma lacuna na cena cultural do centro do estado: a falta de palcos para artistas autorais e gêneros à margem do mainstream, como rock, rap e MPB. Ao trazer artistas de diversas microrregiões, que até então não tinham espaço para se apresentar no interior, a Noite Alternativa teve papel fundamental na integração da cena artística.
“A Noite Alternativa se tornou a conexão entre a cena da capital com as cenas do interior, criando um circuito cultural que antes não existia para esses artistas”, afirma Jussara Rocha, idealizadora do projeto.
O evento, que já circulou por municípios como Ji-Paraná, Jaru e Ariquemes, estabeleceu-se com força em Ouro Preto do Oeste, onde chega à sua nona edição. Yves Castro, criador do evento, comemora a realização no Bosque Municipal – um antigo desejo da organização, que não pôde ser concretizado em 2020, quando o evento foi transferido para a Praça da Liberdade.
“O Bosque tem uma atmosfera acolhedora e um fluxo maior de pessoas. A expectativa é batermos o recorde de público neste domingo”, projeta Yves.
As atrações incluem a banda Klorina (Ji-Paraná), o DJ Basilius (Cacoal), o DJ RnT, o rapper S.L. e a cantora Emily Medina (estes de Ouro Preto do Oeste), além de Yves’s, que fará a gravação do show ao vivo Yves’s – Sad Is The New Fun.
“Será especial gravar o meu show não só na cidade em que nasci, mas no bairro em que fui criado, nesse lugar incrível e singular que é o nosso Bosque Municipal”, celebra.
A existência do edital que fomentou este projeto é, em si, uma vitória da mobilização artística, que resultou na criação do Conselho Municipal de Política Cultural. O colegiado, presidido pela pioneira na área musical Sirlei Gonçalves (proprietária da Escola de Música Sonata) e formado por artistas e gestores, foi fundamental para garantir que a voz do setor fosse ouvida e os recursos, descentralizados.
Serviço
O quê: 15ª Noite Alternativa
Quando: Domingo (07/09), a partir das 18h30
Onde: Bosque Municipal de Ouro Preto do Oeste
Entrada: Gratuita
Fonte: Pautas Rondônia
Deixe seu comentário