Com a finalidade de proporcionar melhor conforto aos estudantes, e produzir estímulos que promovam o aprendizado, a interação social saudável e a criatividade, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou um estudo de cores para padronização escolar.
O estudo elaborado, visa o conforto ambiental, e melhorar a qualidade dos espaços, está disponibilizado no site da Seduc. O Gerente de Projetos da Seduc, Salomão Ayton, ressaltou que a ideia foi feita pelo estudo da psicologia das cores, para descobrir quais seriam as ideais para o ambiente interno das salas de aulas.
“A ideia surgiu quando foi solicitado o desenvolvimento do modelo para ser aplicado nas escolas para padronização escolar. Dentro do ambiente de aprendizagem, foi feito um estudo com base na psicologia das cores, para influência no desenvolvimento de aprendizagem. E no ambiente externo, as cores pensadas foram para realçar as da bandeira de Rondônia”, reforçou Salomão Ayton.
O estudo foi feito no começo do ano de 2020, e a partir da publicação do edital começou a ser aplicado nas escolas. O gestor da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Daniel Neri da Silva, em Porto Velho, Mábio Garcia dos Santos, pontuou que os estudantes, ao retornarem para as aulas presenciais, perceberam uma grande diferença na escola com a nova pintura.
Mábio Garcia disse que a escola já faz o seu papel de educar, e quando se tem um ambiente de cores adequadas, proporciona a permanência do estudante na instituição de ensino.
Para a psicóloga da Seduc, Clicia Henriques, as cores despertam emoções, pontos chaves da memorização e influenciam de forma significativa no processo de aprendizagem, alcançado maior concentração e criatividade de quem está envolvido com determinada atividade ou estudo. Ela salienta também que o estudo das cores é feito com base na teoria da Gestalt e da ciência da Psicologia.
“O estudo das cores tem como base a ciência da Psicologia e os conceitos da Gestalt, entendendo os processos mentais, cognitivos e comportamentais envolvidos na recepção, análise e memorização das cores pelos seres humanos. Ao longo dos anos, compreendeu-se que as cores têm a capacidade de agir biológica, psicológica, emocional e culturalmente em favor positivo ou negativo durante a apresentação das marcas, produtos e serviços”.
O secretário da Educação, Suamy Vivecananda, destacou que o Governo de Rondônia trabalha para elevar os níveis educacionais do Estado. “É de suma importância ações que buscam o melhor aprendizado para os estudantes de Rondônia, resultando em melhores resultados”, pontuou.
Fonte
Texto: Valéria Rodrigues
Fotos: Ésio Mendes e Cleber Souza
Secom – Governo de Rondônia
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