Depois de empreender no jornalismo, palestrante compartilha vivência empreendedora
Descobrindo o Universo Empreendedor. Este é o tema da palestra que o professor de Marketing e Empreendedorismo, João Albuquerque, está proferindo em escolas de Porto Velho.
Como jornalista, ele empreendeu na Comunicação Social, lançando o Jornal Folha Jovem, a Revista Jovem Empreendedor, o Prêmio Jovem Empreendedor e o Seminário de Empreendedorismo para a juventude.
Agora como palestrante, quer compartilhar a sua vivência na arte de empreender com estudantes do ensino médio. “Nossa ideia é despertar as habilidades empreendedoras de quem está prestes a ingressar no mercado de trabalho”, argumenta o palestrante.
Capacidade de liderança, foco, planejamento, organização; resiliência, disciplina, comprometimento, responsabilidade; criatividade e competitividade são alguns das dicas apresentadas para quem busca trilhar pelo caminho do empreendedorismo.
Na semana passada, o educomunicador voltou à Escola de Ensino Fundamental e Médio Brasília, no bairro Embratel, onde já tinha proferido uma palestra online no ano passado, para fazer sua apresentação presencialmente.
Segundo a professora da escola Laura Lobato, o retorno do palestrante ao estabelecimento de ensino comprova como os seus alunos aprovaram a proposta de abordar a cultura empreendedora em sala de aula.
“Trata – se de um tema muito interessante porque além de viabilizar novos conhecimentos motiva os jovens a empreender”, testemunha à docente, acrescentando que vários estudantes demonstram interesse em abrir o próprio negócio.
O palestrante por sua vez, ressalta que a ideia não é incentivar o educando a trocar o diploma pelo plano de negócios, até porque o empreendedorismo não está associado apenas ao mundo empresarial.
Conforme observou, qualquer profissional pode empreender na sua área de atuação. Ele citou dois exemplos: o intraempreendedor que cresce dentro de uma empresa e o empreendedor social.
João Albuquerque frisa que a palavra empreendedorismo tem origem francesa “entrepeneur“, que significa fazer algo novo. Nesse sentido, sua explanação visa incentivar jovens a saírem da zona de conforto, exercendo atitudes empreendedoras que lhe ajudarão a vencer os desafios que surgem na trajetória rumo ao sucesso.
Deixe seu comentário