Espírito Santo começa a receber pacientes vindos de Rondônia para tratar Covid-19

Publicada em


A primeira paciente de Rondônia chegou ao Espírito Santo na tarde deste domingo (7) para dar continuidade ao tratamento contra a Covid-19.

Inicialmente, a previsão do governo estadual era de que todos os outros 14 rondonienses que serão tratados no estado chegassem também neste domingo. No entanto, esta reportagem foi atualizada, já que a vinda deles foi adiada para os próximos dias, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa).

O voo particular no qual a paciente de 52 anos foi transportada chegou ao Aeroporto de Vitória por volta das 14 horas. Uma ambulância já aguardava na pista para fazer o transporte da mulher até o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, onde ela e os demais pacientes serão internados.

Ajuda

Foto: Helio Filho/Secom ES

 

A medida foi anunciada pelo governador Renato Casagrande em suas redes sociais. “Vamos receber na nossa estrutura de saúde 15 pacientes de Rondônia para tratamento da Covid. Nosso objetivo é salvar vidas e o ES está sendo solidário em um momento de dificuldades de outros estados. Sempre que for possível, o Espírito Santo estenderá as mãos para cuidar de quem mais precisa”, disse o governador.

Após a chegada ao Aeroporto de Vitória, os pacientes serão encaminhados em ambulâncias para o Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra. Este é o mesmo hospital onde os pacientes de Manaus foram atendidos.

De acordo com a Sesa, as transferências serão feitas por meio do serviço de UTI Aérea, contratado pelo Governo do Estado de Rondônia. O processo de regulação acontece em parceria entre as Secretarias de Saúde dos estados.

O secretário estadual de Saúde, Nésio Fernandes, também se manifestou sobre o assunto.

“O Sistema Único de Saúde se organiza e se mobiliza para responder a esta grave crise sanitária que vivenciamos. Temos plenas condições de receber estes pacientes sem comprometer a garantia do acesso dos capixabas aos leitos Covid. Há 14 dias registramos no Estado uma queda da ocupação hospitalar. Estamos há uma semana com menos de 500 pacientes/dia internados”.

Segundo a Sesa, todos os pacientes ficarão em leitos de UTI, passarão por avaliação médica e ficarão em setor separado, inclusive dos pacientes de Manaus. O Serviço de Assistência Social estará em constante monitoramento da evolução do quadro clínico, com apresentação de boletins diários, que serão por telefone e webconferência.