O escritor jaruense Elias Gonçalves recebeu na noite da última quarta-feira (15), durante o lançamento de seu quinto livro, uma Medalha de Honra ao Mérito Legislativo e um Diploma assinado pela deputada estadual Cássia Gomes dos Santos e pelo vice-presidente da Assembleia Legislativa, Jean Oliveira. A homenagem foi proposta pela parlamentar jaruense e a entrega, que ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Jaru, representa, segundo enfatizou o historiador, o resultado de um trabalho feito com altruísmo e esmero, algo que o mesmo afirma ter seguido em seu mais recente trabalho literário.
A solenidade de lançamento do quinto livro de Elias Gonçalves contou com a presença de várias autoridades, entre elas, o pastor Janissom Moreira da Cunha; o ex-prefeito José Amauri dos Santos; as vereadoras Maria Damiana e Sol de Verão; o vereador Romário Gomes; o prefeito de Theobroma, Gilliard dos Santos Gomes, acompanhado do secretário municipal de Educação, Adelson Valter Correia; o secretário municipal de Educação em Vale do Anari, Oriel Klamerick (representando o prefeito Anildo Madeireiro); o ex-administrador do NUAR Pedra Branca e ex-prefeito em Cargo de Comissão do município de Governador Jorge Teixeira, Manoel Gomes de Lima, o ex-vereador de Tarilândia, Gaúcho da TV Lunar, além de um considerável público e a deputada estadual Cássia Muleta, responsável por idealizar a homenagem aprovada na Assembleia Legislativa devido à relevância do trabalho produzido através do historiador.
Outra notável presença foi da primeira pessoa que atuou como docente na vida do escritor Elias Gonçalves, a professora Maria da Penha. Conforme informado durante o lançamento, a educadora exerceu a arte do ensino para o então aluno de 1ª série em 1987 e o reencontro 35 anos depois no lançamento do quinto livro de seu ex-aluno teve um excelente sabor de nostalgia. Em seu discurso, Penha, como é conhecida a profissional, declarou que não foi difícil constatar que aquele menino que ainda estava começando a sua vida escolar iria chegar longe, pois era, em suas palavras, visível o potencial do futuro historiador.
O professor Luiz Alves de Meiras que reside em Tarilândia desde 1984 e uma das principais fontes do autor para obter informações a respeito da história local e também do subdistrito de Jaruaru prestigiou a cerimônia e avaliou o momento como algo especial devido à seriedade do trabalho contido no livro A Biografia dos Distritos de Jaru. Já a vereadora Damiana disse ser uma honra para a educação jaruense ter um profissional com o gabarito do escritor Elias Gonçalves – que é concursado como professor no Estado e na Prefeitura de Jaru. Para a parlamentar, a produção de obras literárias que engradecem o município como um todo e também a região, devem ser valorizadas, pois tratam especificamente de uma história cuja construção ocorre de forma coletiva.
A segunda representante da sociedade jaruense a fazer uso da palavra foi a vereadora Sol de Verão, que classificou a solenidade como um momento ímpar para todos os moradores de Jaru e Região. Bastante clara em suas palavras, Sol disse ser uma gratidão para o município ter alguém com a bagagem e vontade que o autor demonstra em suas obras e que, conforme acredita, tal feito contribui com a valorização da história local. O vereador Romário Gomes também utilizou a tribuna para parabenizar o escritor e pontuou que o trabalho abordado na obra é imprescindível para garantir o conhecimento que a sociedade tanto almeja.
O prefeito de Theobroma, Gilliard dos Santos Gomes, destacou em seu pronunciamento que durante a elaboração do livro A Biografia dos Distritos de Jaru, Elias Gonçalves foi recebido em algumas oportunidades em seu gabinete e disse que, desde o início, a administração municipal se colocou à disposição para auxiliar o trabalho do historiador no que fosse possível. A narrativa referente ao NUAR Theobroma e aos símbolos municipais da cidade em que Gilliard atualmente administra, foi abordada de forma detalhada, algo reconhecido pelo gestor, bem como pelo secretário municipal de Educação, Adelson Correia, também presente na cerimônia.
O prefeito de Governador Jorge Teixeira, Gilmar Tomaz de Souza não compareceu ao evento, mas além de transmitir os cumprimentos ao escritor, informou, por meio de sua Assessoria, que um servidor que teve contato com várias pessoas que frequentam o prédio da prefeitura, foi positivado recentemente para Covid-19. Sendo assim, segundo a administração, seria melhor não expor ao risco à vida das pessoas que iriam à solenidade, algo plenamente compreensível em função pandemia, que, infelizmente, ainda não acabou.
Além de entregar a Medalha de Mérito Legislativo e um Diploma ao historiador jaruense, a deputada Cássia Gomes dos Santos, conhecida popularmente como Cássia Muleta, fez questão de parabenizar Elias Gonçalves pela brilhante ideia de valorizar a história do município de Jaru e das cidades circunvizinhas, o que eleva também o nome do Estado de Rondônia.
A solenidade foi engrandecida com a participação da estudante Telma Batista de Oliveira. A aluna, que é matriculada no CEEJA de Jaru declamou o poema “Minha Professora”, texto presente no quarto livro do escritor, denominado como Encanto Literário. A poesia foi declamada na ocasião em homenagem à primeira professora do historiador Maria da Penha e a também ex-professora de Elias Gonçalves, Maria Aparecida que marcou presença no evento. Telma Batista foi acompanhada por outros estudantes do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Jaru, pela Orientadora Educacional Maria Damiana Felício de Souza e por sua professora de Língua Portuguesa, ex-coordenadora Regional de Educação – em Jaru no período de 2011 a2018, Núbia Passos Pinheiro Morali.
O livro A Biografia dos Distritos de Jaru narra de forma fidedigna, além dos atuais distritos – Bom Jesus, Santa Cruz da Serra, Tarilândia e o subdistrito de Jaru – a história dos Nuares Pedra Branca, Colina Verde e Theobroma, do Povoado Capitão Silvio e dos símbolos municipais – Brasão, Bandeira e Hino – de Jaru, Theobroma, Governador Jorge Teixeira e Vale do Anari. Para adquirir a obra as pessoas podem entrar em contato diretamente com outro pelo WhatsApp (69) 9 9241-8033.
O historiador Elias Gonçalves disse durante a solenidade de lançamento que o seu quinto livro acaba de ultrapassar fronteiras continentais. A realização foi possível porque na última terça-feira (14), Elias Gonçalves esteve no Palácio Regialand em Jaru, atendendo a um convite do proprietário do estabelecimento, Fernando Bravo Sánchez. Assim que tomou conhecimento da existência do livro lançando nesta quarta-feira (15), Sánchez fez questão de receber o historiador no escritório da empresa, onde na oportunidade adquiriu dez exemplares da obra. Cinco deles foram destinados a membros de sua família e os demais, devidamente autografados, serão encaminhados a importantes autoridades europeias, precisamente da Espanha, o país de origem do empresário.
Fonte: Assessoria
Deixe seu comentário