Escritor jaruense encerra agenda em Mato Grosso sendo recebido pelo prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade

Publicada em


A primeira-dama Daiana Fernanda, o prefeito André Bringsken (MDB) e o escritor Elias Gonçalves no gabinete da prefeitura de Vila Bela da Santíssima Trindade (Foto: Assessoria)

 

Depois de cumprir uma extensa agenda em Cuiabá (MT), onde foi recebido no início da semana pelo secretário adjunto de Cultura do Estado, Jan Moura, marcar presença com o vice-governador Otaviano Pivetta, além de conceder entrevista exclusiva ao programa Cidadão Consumidor da TV Cidade Verde, os compromissos oficiais do escritor jaruense Elias Gonçalves chegaram nesta quinta-feira (13) à Vila Bela da Santíssima Trindade, sua terra natal.

Na manhã desta quinta-feira (13), Elias Gonçalves esteve com o secretário Municipal de Cultura de Vila Bela da Santíssima Trindade, Ednardo Marques de Almeida. Na oportunidade, o responsável pela pasta recepcionou o escritor no Palácio dos Capitães Generais, local em que no passado foi sede administrativa da Capitania de Mato Grosso.

Elias Gonçalves e a estagiária Tânia Coelho de Oliveira, dura visita ao Museu de Vila Bela da Santíssima Trindade (Foto: Assessoria)

 

Durante a estadia no Palácio dos Capitães, Elias Gonçalves teve acesso a uma aula prática de história a respeito de importantes momentos de Vila Bela da Santíssima Trindade. A cidade, fundada por Dom Antônio Rolim de Moura em 19 de março de 1752, foi capital da Capitania de Mato Grosso até 1835.

Além disso, o secretário Ednardo Marques apresentou o plano arquitetônico com a planta baixa de fundação da cidade, por ocasião de sua construção, planejada estrategicamente, para ser a capital da Capitania de Mato Grosso e seguindo o padrão colonial da época.

Elias Gonçalves teve acesso aos locais onde haviam cópias de documentos históricos relacionados a cidade em que nasceu e que possuem uma importância muito grande para a comunidade vilabelense.

O Secretário de Cultura, Edinardo Marques apresentou ao escritor Elias Gonçalves vários documentos históricos (Foto: Assessoria)

 

Entre os acervos apresentados ao escritor estão o mapa original de Vila Bela e obras de arte produzidas por pessoas que nasceram no município e que, portanto, carregam em suas veias, o DNA de Vila Bela da Santíssima Trindade.



Durante o período vespertino, Elias Gonçalves conheceu o Museu Histórico & Arqueológico de Vila Bela da Santíssima Trindade Joaquim Marcelo Profeta da Cruz, onde foi recepcionado pela estagiária Tânia Coelho de Oliveira. A estagiária apresentou as instalações do museu, onde consta uma significativa parte da história local, a forma transcorreram os acontecimentos e de que maneira os personagens se sobressaíram em cada momento.

Ainda na tarde desta quinta feira (13), Elias Gonçalves foi recebido pelo prefeito de Vila Bela, André Bringsken (MDB) e pela primeira-dama do município, Daiana Fernanda Marin Macedo. A recepção aconteceu no gabinete do executivo municipal e foi um marco na vida do escritor.

O prefeito de Vila Bela da Santíssima Trindade agradeceu ao escritor jaruense por fazer de Vila Bela um dos destaques de suas obras e, após conhecer a magnitude do trabalho produzido por Elias Gonçalves, em nome de toda a população local, parabenizou o escritor e disse que o município esta à disposição para o que estiver nas mãos da administração.

Em nota enviada à imprensa, o escritor Elias Gonçalves explicou que a sua presença em Vila Bela da Santíssima Trindade representa não apenas a visita a uma das mais importantes cidades do Brasil, mas, principalmente, o retorno às próprias origens. Feliz com a recepção proporcionada pelos habitantes da localidade, o sentimento de gratidão predomina em cada palavra.

 

Fonte: Assessoria

O escritor Elias Gonçalves visitou uma escola Quilombola que há no centro de Vila Bela da Santíssima Trindade (Foto: Assessoria)
O escritor Elias Gonçalves conheceu o mapa original de Vila Bela da Santíssima Trindade apresentado pelo secretário de Cultura, Edinardo Marques (Foto: Assessoria)
As ruínas da antiga Catedral de Vila Bela também foi outro ponto histórico visitado pelo escritor Elias Gonçalves (Foto: Assessoria)